Rio se Torna a Capital Mundial da Harpa,durante o mês de Julho

por Zeca Santos, Sebastião Neto;

A cidade maravilhosa, que é a terra do carnaval, da Bossa Nova,de Madona e Lady Gaga também é a cidade da Harpa.Esse instrumento musical de mais de 5000 anos de história todo mês de Julho vem passar férias por aqui,porém é o mês que mais trabalha afinal aqui acontece o Rio Harp Festival que chega sua 20*edição.

O concerto de abertura ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora de Bonsucesso, que pertence ao complexo arquitetônico da Santa Casa de Missericórdia um prédio histórico datado de 1700,um belo patrimônio.

O 20* Rio Harp Festival se declarou aberto com mais uma brilhante aprensentação da Camerata Uerê que teve a honra de convidar um trio fracês formado por Claire Lefur(harpa), François Detton(flauta) e Cecile Rocca(violino).

A violinista francesa Cecile Rocca desde do início se integrou a Camerata Uerê,que abriu o concerto com uma peça do Maestro Vila Lobos .

Após abertura foi a hora do trio francês nos contemplando com 2 movimentos do compositor russo Mikael Glinka.

Ao entrar e antes de começar a apresentação é necessário afinar os instrumentos,que são bem sencíveis a temperatura ambiente.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

O concerto principal foi escolhido pela solista francesa Claire Leifur,por ser amante do compositor alemão Woffgang Amadeus Mozart,um concerto em 3 movimentos para harpa,flauta e viola,escrito nos meados dos anos 1788(mesmo período da Paróquia). Como o Maestro Mateus Araújo falou´´tudo da certo quando os astros conspiram…´´

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

O festival além de nos proporcionar maravilhosos concertos com harpistas de todos os cantos do mundo nos faz visitar e/ou conhecer prédios históricos que fazem parte diretamente da ghistória do país. Revisitar a nossa história é preservar nossa memória e aumentar nossa cultura.

Chegamos ao final do concerto com outro movimento do Maestro Vila Lobos,´´Sons da Amazônia´´e dessa vez com todo o elenco.

Outra grande atração foi o gestual emocionado do Maestro enquanto a apresentação,foi um show a parte.

A coluna agradece ao convite nos feito pelo organizador e idealizador do Rio Harp Festival, Sr.Sérgio da Costa e Silva.

A coluna parabeniza todos os integrantes da Camerata Uerê e muitos aplausos a Sra.Ivone Bezerra de Melo pela criação desse projeto de resgate dos jovens que é a Camerata Uerê.

A Paróquia esteve lotada e ainda contou com a presença e outros harpistas nacionais e internacionais que tocarão ao longo de todo mês de Julho gratuitamente em diversos espaços culturais e históricos da cidade maravilhosa. Se organize e veja toda a programação pelo site http://www.rioharpfestival.com.br ou pelo insta da coluna @tevejoaquibyzequinha

E o mundo mais uma vez prova ser uma ervilha,descobrir que o provedor principal da Santa Casa de Misericórdia é um ex presidente do Fluminense Football Club,Sr. Francisco Horta,que além de ter sido um excelente jurista foi um grande dirigente esportivo,inclusive foi presidente do nosso editor e fotógrafo num passado longíncuo quando ainda era atleta de natação. Conscidências mundanas.

Cultura nunca é demais e melhor ainda quando é gratuito em locais espetaculares.Vale conferir.

Deixe uma resposta