por Zeca Santos
São Luis do Maranhão,mais conhecida como Ilha do Amor,capital do estado do Maranhão,sendo a única capital brasileira fundada por franceses(em08 de setembro de 1612),sendo logo após sua fundação invadida pelos holandeses e em 1621 foi colonizada pelos portugueses,se tornando a 1*capital administrativa do Estado do Maranhão,enquanto Salvador/BA era a capital do estado do Brasil.
O centro Histórico de São Luis,em 1997 foi decretado pela UNESCO Patrimônio Histórico da Humanidade.






Melhor maneira de se conhecer é percorrendo a pé,com início na catedral central e seguindo o casario e vai descendo pelas escadas e ladeiras de paralelepípedo até o mercado central ,que aliás um belo lugar para comprar artesantos e comidas típicas, indicamos o restaurante Flor de Vinagreira ou o Quiosque do Maurício,ambos muito bons e de lados opostos do mercado.Programa que pode se fazer sozinho ou em grupo, tenha sempre cuidado com seus pertences. Programa que da pra fazer em um dia começando cedo e da pra ficar até finde tarde para pegar algum happy hour com shows ou apresentações de grupos folclóricos.
Olha sempre ao voltar para casa um passeio pela orla de São luis vale o pôr do sol, e de outro lugar que é maravilhoso ver ,antes de cruzar a ponte(que divide a parte nova do centro histórico)parar na luminária datada de 1750(logo abaixo do palácio do governo).




Agora passeios que devem ser feitos somente com agência de turismo,pois precisam de guias locais e transportes específicos. Sempre quando for a São Luis do Maranhão usamos a American Trip @americantrip ou americantrip.com.br… Você é sempre atendido pelo dono Vinícius que apresentará vários passeios e você adequa ao seu perfil. Caso não goste de excursões você pode solicitar o seu privado,que a meu ver é bem melhor.



Como o guia nos falou, que a grande ilha e composta por 4 municípios: a capital(ilha do amor), o de São José do Ribamar,Paço de Lumiar e Raposas.
Apesar do lugar ser lindo, em função das falésias e ser o ponto de maior recuo de maré do mundo(.12)por isso que se anda de bugre e as rochas do fundo que ficam expostas. Não vale a pena,nem a base de apoio(a choupana que se come)bem fraquinho(em relação ao que conhecemos anteriormente em outros passeios.




Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Fomos a outro distrito, considerado as Fronhas dos Lençóis maranhenses e oberço da renda de birro. Estamos em Raposas.





Realmente um paraíso,com ecossistemas únicos,fauna e flora riquíssimas.
O bom de se ter guias locais,é que conhecem bem a área e suas caracteristicas, gerando assim mais renda para o município, pois as associações de pescadores incentivam em muito seus filiados a aprender,estudar e se preparar para receber o turista. Vale muito o conhecimento popular,se aprende muito com eles basta querer.
Por isso é muito importante se ter guias locais, eles conhecem suas áreas,suas faunas, suas floras,onde pisar,como se deslocar. Sozinho se anda em centros urbanos,nunca na natureza,que precisa ser respeitada e se mantido limpa.Nunca esqueça saiu pruma excursão traga seu lixo de volta e jogue em local apropriado nunca deixe sua marca de sujismundo ou seu registro gráfico.
Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos






A coluna agradece a jornalista Ilze Fofa Rangel que todo ano nos proporciona nossa ida ao Maranhão na ocasição do Prêmio Inside by Fofa, parabeniza a agência de viagens American Trip,no nome de seu big boss Vinícius @americantrip , pelos excelentes serviços prestados.Nosso muito obrigado.




#prêmioinsidebyfofa #vempromaranhão #diáriodoviajante #tevejoaqui #expedifronhas #patrimônionaturaldahumanidade #parquenacionaldoslençoismaranhenses #sansungs25ultra #manustour #fronhastour #gopros10black
