Vila Isabel, lança seu enredo secreto na Pedra do Sal

por Zeca Santos, Sebastião Neto;

Cercado de mistério,mas com muita irreverência e samba a escola de samba Unidos de Vila Isabel desceu o Boulevard 28 de setembro e aportou na Pedra do Sal para lançar seu enredo para o carnaval 2026. E foi épico.

A Pedra do Sal, é um monumento histórico e religioso localizado no bairro da Saúde,área portuária do Rio de Janeiro,onde se encontra a Comunidade remanescentes de Quilombos. Pode ser considerada como o núcleo simbólico da região chamada Pequena África. A Pedra do Sal,fica a 100 metros do Largo da Prainha, onde se reuniam grandes sambistas como Donga, João da Baiana, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres(guarde esse nome) entre outros.

Criou-se uma roda de samba de 1*linha,na base da Pedra do Sal, atoque de curiosidade partindo de sua base, no Largo do João da Baiana e subindo por degraus escavados na própria pedra pelos excravos que ali trabalharam nos silos de sal, se chega ao topo do Morro da Conceição.

E a todos integrantes da família de Isabel que chegava,eram feitas as mesmas perguntas. Porque do local? E se sabia algo sobre o enredo.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

A roda de samba esquentando e ninguém fazia menção ao que seria o enredo. Aprendemos até a balançar o bandeirão.

O reduto histórico ficou lotado de sambistas anciosos para a revelação do novo enredo.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Mas a razão da demora para a revelação acabou, a escola estava esperando o seu presidente de honra chegar, que também era um fato mantido em segredo,porém o mistério 1 acabou,sempre simpático com o público e ovacionado ao chegar.

Enfim, a roda parou de tocar para enfim ser anunciado o novo enredo da escola para o carnaval 2026 e o porque do local. A Vila Isabel irá contar a vida e obra de ninguém menos que Heitor dos Prazeres. Sob o título´´Macumbembe Samborembá, Sonhei que um Sambista Sonhou com África´´

Enfim,o mistério foi revelado e aprovadíssimo, afinal Heitor dos Prazeres era freguentador assíduo da Pedra do Sal. Heitor dos Prazeres, foi um compositor, cantor e pintor brasileiro. Foi um dos pioneiros na composição dos sambas e participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil.

A coluna agradece ao convite nos feito por um dos diretores de harmonia na pessoa do Mestre Marcão, e deseja a Unidos de Vila Isabel todo sucesso,afinal os carnavalescos terão muita história a contar.

E a roda de samba que começou no início da tarde,deixou a noite cair para cantar os clássicos da escola e encerrar a cantoria.

Deixe uma resposta