Vinhos Portuguêses,suas características

por Zeca Santos, Antônio Correa;

Quando se fala em vinhos portuguêses,logo nos vem acabeça o tradicional vinho do Porto ou o exclusivo vinho Verde. Porém por traz desse nome vinhos portuguêses,tem muita história que precede os tempos modernos. Vinhos portuguêses tem relação com os Fenícios, Gregos, Cartagenos,Romanos.

Independente de nacionalidade,vinhos de uma maneira geral dependem diretamente do tipo de solo, do clima e da geografia do local. E para cada conjunto dessas condições teremos um tipo de uva. Sabendo respeitar esse teorema conseguiremos sempre um vinho de qualidade. E esse conjunto de fatores determina a demarcação das regiões produtoras.

A vastíssima quantidade de castas nativas (cerca de 285) permite produzir uma grande diversidade de vinhos com personalidades muito distintas. O guia The Oxford Companion to Wine descreve o país como um verdadeiro “tesouro de castas locais.

Portugal possui 14 regiões demarcadas,porém são 5 as mais tradicionais inclusive entre essas 5 encontra-se o mais antigo sistema de apelação do mundo, a Região do Douro. Essa região e a dos vinhos verdes, produzem alguns dos vinhos mais exclusivos e valorizados do mundo.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Nesta região 2 se destacam: 1 de terras planas com solos argilosos,Barriada, e o tipo de a uva Baga é a variedade tinta dominante na região, origina vinhos ricos em taninos e carregados de cor que lhes dão elevada longevidade. E a outra,Maria Gomes,com solo arenoso,onde se processa as castas brancas,como Bical e Fernão Pires , que origina vinhos brancos delicados e aromáticos e espumantes. Que harmozizam muito bem com pratos de suínos,bem típicos da localidade.

É uma das regiões mais antigas produtoras de vinho e protegida pela UNESCO,como patrimônio da humanidade pelas paisagens magníficas produzidas por suas vinhas. Região muito conhecida pela notável qualidade dos seus vinhos e pelo famoso Vinho do Porto. Vinho este que esteve presente desde da demarcação da região em 1756 pelo Marquês de Pombal(era sua bebida predileta).

A coluna agradece ao convite nos feito pelo enólogo André Pelegrino,parabeniza a organização feita pelo enólogo Jorge Jr. O local escolhido para essa degustação e aula foi a enoteca Garrafas do Beco, lugar aconchegante localizado no tradicional Beco das Garrafas em Copacabana(zona sul carioca) mais especificamente na Rua Duvivier 37.

A qualidade e carácter único dos seus vinhos fazem de Portugal uma referência entre os principais países produtores, com um lugar destacado e em crescimento, entre os 10 principais produtores, com 4% do mercado mundial (2003). Considerado um produtor tradicional do Velho Mundo, 8% do continente é dedicado à cultura da vinha. As vinhas em Portugal representam 9% da União Européia a quarta maior superfície depois da Espanha(30%)),da França(25%) e Itália(19%). Em termos de superfície de exploração vitícola, e segundo dados de 2015, em Espanha há 941 mil hectares, em França 803 mil, em Itália 610 mil hectares e em Portugal 199 mil. Vinho a bebida sagrada dos Deusses,torna os poetas mais românticos, acompanha sempre um beijo… E lembre se for dirigir não beba.

Deixe uma resposta