Raizes Sertanejas Homenageia Inezita Barroso

por Zeca Santos; Sebastião Neto

O projeto Raizes Sertanejas,que é formado pela Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga (OSJ), formada só por mulheres, e pelo Coro Juvenil do Rio de Janeiro(CJRJ) teve o prazer de convidar a musa e a diva do sertanejo, Adriana Farias e Roberta Miranda (respectivamente) para homenagear o centenário da deusa, do sertanejo,a paulistana Inezita Barroso.

A homenagem aconteceu em apresentação única simplemente no majestoso palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Se tornando a 1*vez que a música sertaneja é ouvida nesse teatro.

A OSJ começou sua apresentação, e na verdade todo o espetáculo, homenageando a estrela da noite, a viola de 12 cordas.Uai Sô! tendo como apresentadoras intusiastas as solistas Ana Neri,Brenda Lima, Brenda Pedrotti e Ella Cath. Todas integrantes da OSJ.

Junto com a maestrina Priscila Martins tivemos também outra maestrina responsável pela OSJ e CJRJ a maestrina Vilane, que interagiu muito bem com o público.

No programa clássicos da música sertaneja o que encantou em muito o público que lotou o Theatro.

As jovens solistas souberam segurar o nervosismo e deram um show a aparte seja individualmente ou no coletico. Muitos aplausos, a nova geração vem forte.

E por falar em saudades,a homenageada Inezita Barroso(1925-2015),desde de sua infância se aproximou da música sertaneja participando de inúmeros programas de rádio,de teatro e de televisão. Gravou centenas de álbuns,e se consagrou sendo apresentadora do tradicional programa ´´Viola Minha Viola´´,que ia ao ar na Tv Cultura,por mais de 30 anos. Programa esse que incentivava duplas e cantores solo da música sertaneja.

Inezita,rodou o interior do país com objetivo de pesquisar tradições folclóricas, preservando a cultura do interior e a força das mulheres na música caipira. Seu maior sucesso foi um compacto simples de 1953, que no lado A era uma composição de 1937 da autoria de  Ochelsis Laureano, Marvada Pinga e no lado B, um samba-canção do amigo Paulo Vanzolini, Ronda. E ambos os sucessos depois foram gravados por inúmeros artistas.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Sob a regência da maestrina Priscila Bonfim e com a participação do CJRJ,o concerto recebeu a primeira convidada a talentosa violeira e cantora,a bela Adriana Farias. Que quebrou a sobriedade com seu sensual traje laranja, bem fashion. Aplausos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A atração mais esperada tanto pelo público quanto pela OSJ,sim ela a diva 1 da música sertaneja, Roberta Miranda numa participação especialérrima, e somente com músicas de sua autoria, se emocionou ao entrar no palco. O que levou o público ao delírio. E causou o maior frison no backstage,onde recebeu alguns fãs e a imprensa.

A coluna agradece ao convite e credenciamento nos feito através do assessor de imprensa Acyr. Nosso muito obrigado e parabenizamos a OSJ e ao CJRJ.

A Orquestra Sifônica Juvenil Chiquinha Gonzaga formada só de jovens mulheres e com a participação do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, sob a regência das maestrinas Priscila Bonfim e Vilame no palco do Theatro MUnicipal do Rio de Janeiro reforça a representatividade das mulheres na música e de sua diversidade dentro e fora dos palcos. Muitos aplausos a todos envolvidos. Projetos sociais que dão certo.

#tevejoaquicultura #diversidadecultural #raízessertanejas ##osj #chiquinhagonzaga #cjrj #santander #zurichseguros #galp #leirouanet #ministériodacultura #theatromunicipaldoriodejaneiro

Deixe uma resposta