E assim foi o Carnaval 2025 do Povo a Elite

por Zeca Santos, André Moreira, Paulo Alcântara, Lucimar Adão,Sebastião Neto

Mais um carnaval se passou e se pudéssemos resumir o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e a LIESA, certamente a frase seria: …”Presidente novo, problemas antigos e persistentes…”

Gabriel David chegou, trouxe muitas ideias, mas o fato é que as coisas não mudaram e, em alguns trechos, até pioraram.

Continua o “anda, para e vira” na evolução das escolas. Além da ideia de quatro escolas por dia, onde ao invés de dois dias, se usa três. E o tal show depois? Bem, não deu certo.

O critério para venda e data de venda dos ingressos, precisa ser revisto e segue o duelo entre a privilegiada que pagou para estar ali e a cria da comunidade que samba dando aula e não é valorizada.

Isso para não falar do som alto dos camarotes que continua insuportável.

O julgamento, também precisa ser repensado:
Tivemos mestre-sala com a cueca aparecendo tirando 10, tivemos bandeira enrolada tirando 10, tivemos racismo religioso para um samba, tivemos faixa enrolada tirando 10, tivemos uma escola fazendo 27 buracos na avenida e voltando nas campeãs (inclusive com nota 10 em evolução)

Enfim… Acho que o pior de tudo isso é o presidente da liga falar que os jurados são técnicos depois disso.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais .

E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Como foliã, em 2025 vivenciei o Carnaval em três pontos da cidade importantes para quem gosta de desfilar: AV. Chile, Sambódromo e Intendente Magalhães.

A insegurança no centro é o que mais entristece a festa. Mas tem bate-bola, Cacique de Ramos e o povão.

A perceptível diferença social na Marquês de Sapucaí, marca a passarela entre quem vê e quem é visto. Glamour, custos, clicks. Por fim, trago o Carnaval da Intendente com o justo equilíbrio entre a paixão, a tranquilidade e a variedade do público.

Na minha opinião, o lugar mais autêntico hoje para se viver o Carnaval como espetáculo.

Cada lugar tem suas peculiaridades, o importante é saber o que vc vai buscar em cada um.

O Carnaval 2025 vai chegando ao fim com a Beija-Flor campeã. E a grande polêmica que fica é:…´´Ela mereceu ou não mereceu ser a grande campeã do carnaval? Minha resposta é sim...´´

Gostaria de destacar que eu não sou torcedor dessa escola. Mas, de fato, ela era a minha grande favorita, após a apresentação das 12 escolas.

O que me incomoda é o fato dela não ter sido penalizada nos quesitos que errou, mas as suas adversárias diretas foram.

Tivemos a fogueira do canto esquerdo final do abre-alas apagada e tivemos uma faixa dobrada no último carro. No entanto, três jurados deram nota 10 para a escola no quesito alegorias e adereços. Até quando isso?

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Mas é importante destacar que tivemos coisas boas, sim.

A força da Unidos de Padre Miguel, a comissão de frente da Mocidade Independente de Padre Miguel, o abre-alas da Estação Primeira de Mangueira,

O Xangô ao fogo da Beija-Flor, o samba da Grande Rio, o belíssimo enredo da Imperatriz Leopoldinense e a fala antológica do Milton Cunha durante o desfile da Paraiso do Tuiuti.

Aliás é isso que eu vou guardar do carnaval.

As coisas ruins eu não preciso guardar, até porque ano que vem elas estarão lá de novo. Querem apostar?

Nova direção, novas regras, fim dos coletes de imprensa, benvinda pulseira e o melhor não ter que ficar trocando a cada 20 minutos. Muitos apalusos. Porém, diminuíram consideravelmente as credenciais de imprensa.

A nova iluminação é linda maravilhosa porém prejudicou um pouco os desfiles na visualização do publico até mesmo dos jurados. E falando dos jurados completamente incompetentes e irresponsáveis.Jurados são pagos para tarbalhar e não ficar sambando durante sua avaliação e tem que entender do seu quisito. Sugestão trocar todos e fazer uma capacitação durante o ano com os novos.

Se o som não esteve perfeito ao longo de toda Sapucaí, imagina na Intendente Magalhães? A segurança no entorno da Sapucaí um fiasco,diversos assaltos,furtos e agressões,mas isso não é responsabilidade LIESA e sim da nossa justiça,pois a PM prende corretamente e a justiça manda soltar.Podia sim pedir auxílio aos seguranças das agremiações teriam sido mais eficientes.

Em relação aos blocos, a burocracia em excesso vai acabar com os blocos de bairro. Um erro. Atenção SEBASTIANA.

Anitta escrevendo samba, Neguinho da Beija-Flor completa 50 anos sendo a voz marcante da avenida anuncia que já deu.Vai se aposentar. E na mesma edição, que após 10 anos Paolla Oliveira também se despede da sua bateria a Invocada da Grande Rio enquanto isso a Viradouro dispede sua rainha maravilhosa Erica Januzi depois de 7 anos a frente da bateria.

Juliana Alvez retorna a Unidos da Tijuca mas como Rainha da Escola, pois a escola resolveu não por ninguém a frente de sua bateria em respeito ao luto da Rainha Lexa(que por uma infelicidade perdeu seu recém nascido 2 semanas antes do desfile). Vários enredos em homenagens aos Orixás, e vamos combinar muito bem representados.Aplausos. O carnavalesco campioníssimo Paulo Barros criou polêmica e levou um trem fantasma que assombrou a avenida. Assim passou a Vila Isabel.

Salgueiro fechou o corpo e arrebatou o público mas correu no final, Mocidade fez sucesso com sua comissão de frente na sua releitura de si mesma, Imperatriz viajou com Oxalá. E no ano da despedida do Neguinho,uma belíssima homenagem ao seu grande diretor de carnaval Laíla e com apuração na Cidade do Samba que leva o nome do grande carnavalesco Joãozinho Trinta, a Beija-Floe é a grande campeã.

Carnaval 2025, perfeito, os desfiles das escolas de samba.Tão bonitos!!

Uma verdadeira aula de História da cultura afro que não foi ensinada nas escolas.

Não tem como não se arrepiar com a bateria da Mangueira, continua arrepiando.

É muito ziriquidum pra acompanhar as paradinhas das baterias.Lindo!

Viva a inteligência e a criatividade do povo brasileiro, viva a alegria,.espontaneidade e irreverência do povo nos blocos Brasil afora.

Enfim, os festejos de momo de 2025 enceram-se, mas não com chave de ouro como era de se esperar.

Já começou mal como incêndio no galpão onde estavam instalados profissionais e artistas periféricos, mães e pais de família, em um desastre catastrófico que já não deveria acontecer mais se houvesse fiscalizações trabalhistas e de segurança.

Uma vida foi ceifada, e nada mais se foi falado a respeito e vamos juntos aguardar o próximo e o próximo incêndio, já que se tornou algo muito normal entre nós.

O backstage da maior festa popular do mundo ainda destrata os descendentes de quem criou o ritual escola de samba.

Eu, poderia elencar o inúmeras outras atrocidades acontecidas, inclusive os resultados em todos os grupos e séries do Rio de Janeiro, justificativas rasas, resultados decepcionantes e nenhuma resposta aos camarotes que continuaram a produzir sons que dificultaram a população das arquibancadas.

Mas pelo jeito, querem tirar a rainha do samba do nosso espaço e enfurnar a elite entre nós.

Que saudades de Chico Recarey, que alguém possa nos socorrer e levar de volta toda e qualquer aglomeração que não seja de pessoas que não sabem nada, não curtem o evento e muito menos deveriam estar por lá.

Uma pena!

A coluna agradece a LIESA/RIO-CARNAVAL pelo nosso credenciamento e parabeniza a todas as agremiações pelos shows apresentados.

O principal é NÃO DEIXAR O SAMBA MORRER,RESPEITANDO A CULTURA E RELIGIÃO DA RAÇA NEGRA.

E mau acabaram os desfiles e a dança das cadeiras já acontecendo. E que venha Carnaval 2026.

#tevejoaquicarnaval #carnaval25 #diversidadecultural #apasb #riocarnaval #musos #rainhas #reis #musas #riotur #liesa #ligarj #superliga #sérieouro #ensaiotécnico #blocos #carnavalderua #sebastiana #abac #bailedospassistas #sérieprata #sériebronze #camarotes #camarotedoking #foliatropical #blocosentaqueuempurro

Deixe uma resposta