por Zeca Santos; Antônio Correa
O carnaval carioca já tem sua nova Corte Real que brilhará no Carnaval 2025 , escolhida por uma bancada de notáveis. E pela 1*vez a Corte Real Gay também foi escolhida com a mesma pompa da corte oficial do Rei Momo.
O Rei Momo,uma figura da mitologia grega,sendo uma filha(nascida sem pai) da Deusa Nix personificação da noite. E fora escolhida para julgar os Deuses poderosos. Porém, essa figura mítica surge sob forma de boneco no século XVI na literatura espanhola como Rei Macaco. Já em 1888, no carnaval de Barranquilla/CO esse personagem reaparece homenageando o rei da época e era uma figura feminina, alegre, obesa, simpática. Que autorizava as festas carnavalescas com bumbos, pratos e maracas. Essas festas comemoravam o início das colheitas. Enfim, essa figura mitológica, se tornou símbolo dos carnavais em alguns países europeus, além da América Latina como Colombia, Uruguai e Brasil.
No Brasil,em 1910 durante a apresentação de um circo popular da época, um palhaço negro(Benjamim OLiveira) personificou pela primeira vez o Rei Momo.
O que motivou um grupo de jornalistas do então Jornal ´´A Noite´´ em conjunto com o maestro Sílvio Piergilli do Theatro Municipal da cidade do Rio de Janeiro escolheram o 1* Rei Momo,que fora inspirado no personagem Duque de Mantoá da ópera Rigoleto de Verdi. O eleito fora o locutor e cronista de turfe Moraes Cardoso, por ele ser alegre, glutão, bem comunicativo, genuinamente carioca. Moraes se perpetuou no trono por durante 18 anos(1934/1948).
Em 1969 o Rei Momo,que passou a ser chamado 1* e único, ganha a companhia de uma Rainha e uma Princesa que eram escolhidas pelo tradicional bloco carnavalesco ´´Cordão do Bola Preta´´denominadas cabrochas.Sendo a escolhida como 1* Rainha Moma, Dea Rodrigues.
Em 1969 a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro(então capital da república e do estado da Guanabara)oficializou o concurso para a Corte Real do Carnaval Carioca. A saber que a Corte Real passou a ser composta por 1Rei,1 Vice Rei,1 Rainha e 2 Princesas.
Quisitos para ser Rei Momo, ter samba no pé, ter alegria em sua expressão,ser desenvolto ao se expressar,ter elegância e gingado no seu bailar e ter no mínimo 120 quilos. Esse último tópico,nos anos 2000, foi combatido pela OMS(Organização Mundial da Saúde) alegando os problemas graves de saúde causados pela obesidade.
Já a Rainha e Princesas necessariamente precisavam , ter uma postura, ser comunicativa, alegre com no máximo 75 quilos. Esses itens cairam a partir do ano 2010, já que o samba é democrático onde não ver peso nem cor da pele.
Em 1976 a Beija-Flor de Nilópolis teve a ousadia de por diante de sua bateria,Eloina dos Leopardos, uma travesti, artista de teatro com 31 anos. A partir dai grupos de transformistas e tornaram freguentes nos blocos carnavalescos e nas agremiações. Somente em 2024 foi oficializado pela RioTur o concurso da Corte Gay que será composta por 3 integrantes representando todo o alfabeto que engloba a comunidade gay.
Para os concursos das Cortes Reais do Carnaval 2025 tiveram 126 inscritos entre homens(para rei e vice rei),mulheres(para rainha e princesas) e gays(entre binários, trans masculinos e trans femininas).
Para o trono de Rei passaram a final 5 candidatos…;
Já para os postos de Rainha e Princesas, passaram para a final 10 candidatas..;


















O concurso da Corte Real para o carnaval 2025 teve como anfitriões o ex Rei Momo Wilson Dias(de 2014 a 16 e 2019) e a ex Rainha Bianca Monteiro(2016) e atual rainha de bateria da centenária Portela.






O apresentador oficial foi o carnavalesco,historiador,apresentador,comentarista de carnaval e presidente da Academia Brasileira das Artes Carnavalescas(ABAC) Milton Cunha.
O local escolhido para realização do concurso mais democrático para a Corte Real do Carnaval 25 foi a Cidade do Samba,localizada na Gamboa, zona portuária carioca.



A bancada de jurados foi composta por 16 notáveis do mundo do carnaval carioca dentre eles: Bruno Chatobriant(jurado do prêmio Estandarte de Ouro), Claudia Silva (diretora de comunicação da RioTur), Selminha Sorriso(porta bandeira da Beija-Flor de Nilópolis vencedora de Estandarte de Ouro),Rita(presidente da liga de blocos Sebastiana), Lucinha Nobre(porta bandeira vencedora por 6 vezes do Estandanrte de Ouro), Patrick(presidente da RioTur), Samuel(ator e passista), Tia Surica(matriarca da Portela),a sambista Thereza Cristina, entre outros.



Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no TIC TOC (te vejo aqui)e no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

















Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens Daniel Azevedo.
Até então o Carnaval carioca teve18 Reis Momos oficiais, sendo: o 1*Moraes Cardoso de 1934 a 1948; em 1949 Gustavo Mattos; 1950 Jaime de Moraes; de 1951 a 57 foi Nelson Nobre(a saber esse foi jogador de polo aquático do C.R.Flamengo); de 1958 a 1971 Abrahão Reis; em 1972 e de 74 a 82 Edson Serafim de Santana; 1973 e 85 e 86 Elson Macula; 1984 Robertão; de 1987 a 1995 Reynaldo Bola; 1996 Paulo Cesar Braga; de 1997a 2003 Alex de Oliveira retornando agora magro de 2006 a 2008; 2004 foi o 1*rei magro, Wagner Monteiro; 2005 Marcelo Reis; já de 2009 a 2013 Milton Junior e voltou em 2018; de 2014 a 16 Wilson Dias Neto que retornou em 2019 ;2020 Victor Mizuno; 2023 1* Rei pós pandemia Djerferson Mendes e 2024 Kaio Mackenze. E vamos aos resultados para a Corte Real para o carnaval 2025.









A coluna agradece ao convite e credenciamento nos feito pela RioTur.






A saber que em 1950 Waldemar Esteves da Cunha assumiu o trono de Rei Momo do carnaval de Santos/SP e permaneceu no trono até 1990 se tornando o mais longevo a ocupar esse posto.






E o Rei Momo que reinará durante a temporada 2025 é…



A coluna parabeniza as novas Cortes Reais e desejamos todo sucesso,muita alegria e samba no pé.






E que venha o Carnaval de 2025.




