por Zeca Santos e Antônio Correa;
O Bistrô Vino&Art criou uma corte para a Rainha Abóbora e convidou alguns senhores francêses para animar a festa. Gostou ou achou estranho?Pois é, na real o chef e enólogo Brunno Guedes criou um jantar harmonizado onde todos os pratos continham alguma receita de abóbora e os vinhos franceses. E foi um sucesso.
Falando botânicamente da Rainha da noite, a abóbora é um fruto da abobreira é uma designação popular atribuída a diversas espécies de vegetais da família Cucurbitaceae que possui 2 gêneros descritos. Sendo o mais popular o Cucurbita.



A abóbora é o alimento mais cultivado em todo o planeta, menos na Antártica, e por ser da família Cucurbitaceae tem todas as suas partes comestíveis. Suas sementes, sáo fermífugas, pode-se fazer farinhas(quando moidas),na Europa se extrai óleo que é usado na culinária e na medicina fitoterápica além da cosmética.

Suas flores,brotos e folhas também são comestíveis e são muito usadas na culinária italiana. Nos Estados Unidos é o símbolo máximo das festas de Halloween, também são usadas na fabricação de cervejas e de alimento na pecuária. Já no Brasil e em Portugal a Rainha abóbora é totalmente comestível variando entre pratos de alta culinária como Nhoque de Abóbora, Abóbora com Shitake ou Camarão na Moranga até a culinária popular como o quibebe(purè de abóbora)oriundo da culinária africana. além de doces dos festejos juninos.


Devidamente apresentada a nossa Rainha, passamos aos convidados. Foram 3, sendo um espumante branco,oriundo da região de Borgonha na França,(mais precisamente na Vinícola Boisset). Os outros 2 foram tintos,da região de Languedoc, (região vitinícola mais antiga da França, que se valoriza pelo seu clima quente).


Para você conhecer melhor esse universo, listamos os principais tipos de uvas dos nossos convidados: 1-Chardonnay: Bastante conhecida,tem como principal característica a versatilidade, de fácil adaptação em diferentes terroirs.Junto com a Cabernet Sauvignon, são as uvas mais plantadas no mundo.Podendo produzir vinhos de diferentes estruturas. Em regiões de clima mais ameno, tendem a ser mais leves e elegantes com aroma amanteigado; 2- Cabernet Sauvignon: A uva Cabernet Sauvignon está entre as mais populares e conhecidas. De origem francesa, mais especificamente da região de Bordeaux, é considerada a “rainha das uvas tintas” e se destaca pela qualidade.Com taninos presentes e aromas herbáceos. Pode apresentar notas de pimentão verde, cerejas negras frescas, cassis e framboesa; 3- Syrah: A Syrah, ou também Shiraz, é uma das uvas mais antigas e conta com uma origem cercada por mistérios e lendas. A Syrah produz vinhos de estilos variados e de alta qualidade. As notas são de mirtilo, ameixas e amoras, além das especiarias e pimenta.

O primeiro convidado foi um espumante branco, La Jolie, da Vinícola Boisset, que é um mix de uvas: Airén,Chardonnay,Colombard, Durello,Macabeu,Ugni blanc. Um vinho leve refrescante e bem frutado. Nos foi apresentado na entrada(uma baquete feito com farinha de semente de abóbora de fermentação natural produzido na casa com mantega trufada também elaborada no Vino&Art). E na sobremesa(uma surpresa).


Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Nosso segundo convidado foi um tinto da região Languedoc, Fat Bastard com uvas do tipo Cabernet Sauvignon. Vinho de qualidade, frutado e com uma personalidade envolvente e divertida. Nos foi apresentado coma entrada um croquete de abóbora com espuma de gorgonzola(o chef Brunno Guedes já nos apresentou lá no início)




Nosso terceiro convidado também é da família Fat Bastard , só que agora com uvas Syrah. E nos foi apresentado com o prato principal Risoto de Abóbora com Parma. Divino.


Conheça os queijos usados nas receitas e o parma: Gorgonzola: é um queijo mole de textura cremosa, cor branca ou palha com veios azuis e com casca natural. Possui um sabor suave, amanteigado e adocicado, originário da região de Lombardia, na Itália, produzido a partir do leite de vaca.De odor marcante, o queijo gorgonzola conhecido principalmente pelo “mofo” azul-esverdeado, formado pela presença do fungo Penicillium roqueforti;

Grana Padamo: é um queijo nobre de origem italiana de maturação 12 meses, tem sabor apurado e leve e aroma frutado e doce,tem uma textura perfeita granulada, cor amarela especialmente pálida. Apresenta menos gordura;

Presunto de Parma: O Presunto Tipo Parma é produzido com métodos artesanais de mais de 2 mil anos. É composto apenas de pernil e sal, sem conservantes, glúten e lactose, e se diferencia, entre outros fatores, por seu longo tempo de maturação. A produção do presunto de Parma exige ar com umidade relativa de 85% e temperatura ambiente de 3ºC a 4ºC. A maturação é demorada e trabalhosa. É um dos presuntos mais famosos da Itália.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens Daniel Azevedo.




Para coroar a noite a sobremesa,que precisa de um nome, pois foi uma criação do chef Brunno Guedes criou para o dia e ainda não deu nome. Um creme de abóbora com chocolate amargo(70%de cacau), que foi harmonizado com o primeiro visitante, o espumante La Jolie.





A coluna agradece ao convite nos feito pelo chef Brunno Guedes, parabeniza pelo cardápio, tudo fantástico,podiam entrar no cardápio diário, principalmente a sobremesa. E ainda pede para não esquecere de participar na escolha do nome, deixe sua sugestão nos comentários.

A saber que no território francês, terra dos jovens senhores apresentados, a Rainha é muito utilizada em receitas, como: Creme brulé de Abóbora, Brioche de Abóbora, Velouté de Abóbora(muito consumido no inverno), Vou-al-vent de Abóbora com camarão, Galette de Abóbora com queijo meia cura.



A saber que citrouille, potiron, courge são as principais traduções de “abóbora” para o francês…´´Mes fleurs de courge farcies frites ont du succès avec les clients….´´ (traduzido: Minha polpa de abóbora recheada é extremamente famosa entre os fregueses).

O bistrô Vino&Art encontra-se na Rua Dois de Dezembro(do lado do cartório) no Catete(zona sul carioca),próximo as estações de Metrô do Largo do Machado e ou Catete, e funciona de domingo a domingo sendo que durante a semana aberto para almoço também.

