´MR.WONDERFUL´´,muito prazer Luiz de Freitas

por: Zeca Santos;

Nos idos anos cinzas e até negros da nossa história um grito de acorda Brasil foi dado por um jovem negro,gay,periférico do interior da região serrana, vizionário, criativo estilista(na época chamado custureiro), que tinha tudo pra dar errado, mas por ser inteligente,exímio profissionalsobreviveu e venceu recriando a moda brasileira principalmente a masculina. Muito prazer sou Luiz de Freitas.

Nascido num povoado, filho de funcionários de uma antiga fábrica de tecidos a America Fabril,que empregava 90% da população do povoado,então desde pequeno já tinha contato com tecidos, linhas,agulhas etc…

Dum vilarejo denominado Pau Grande, interior do município de Magé cidade serrana do estado do Rio de Janeiro sairam 2 grandes gênios que pusseram Pau Grande no mundo.O maior de todos Mané Garrincha(bi campeão mundial de futebol) e Luiz de Freitas(estilista renomado no mundo fashion internacional da moda masculina).

Luiz chega a cidade maravilhosa no início dos anos 60, mas somente em 65 lança sua primeira grife feminina, uma linha arrojada,bem cortada, leve e com cor para animar a vida cinza desse período negro da história. Luiz, sempre com seu humor e mania de juntar nomes(mania dos pais da época(juntou Belmiro e Luiz dando o nome de sua primeire grife feminina a BELUI), e foi um sucesso de cara. E para você ver como Luiz sempre foi a frente do seu tempo e sempre fez produtos de alta qualiade e atemporais, a editora de moda Celina de Farias,(que foi do Instituto Zuzu Angel) se apresentou no happiness com um exemplar Belui o que animou muito o estilista.

A Belui durou 12 anos o que rendeu muito ao estilistas,diversos editoriais de modas, várias butiques(lojas de roupas da época) comercializavam as coleções da grife. Dai veio a pergunta porque tudo pra elas e nada pra eles? E Luiz ainda ouvia dos seus amigos gringos que os homens brasileiros eram cafonas, não sabiam se vestir. E se você leitor for ver era mesmo, uma moda escura, pretos e cinzas dominavam os armários, os homens só usavam sapatos,só quem era atleta usavam tênis e os surfistas usavam havaianas(que eram consideradas identificadoras de vagabundos, drogados). E por falar em surfistas, chegamos nos anos 70,onde o bairro de Ipanema era considerado(e ainda é) local da elite monetária e cultural da cidade maravilhosa,onde os formadores de opinião se encontravam, e belos corpos circulavam pelas areias da praia e pensando nesses belos corpos, Luiz de Freitas lança sua marca Summer Boy, que fez o maior sucesso com a rapaziada. Uma moda mais barata que agradou em muito. A linha era vendida na histórica Galeria Rivere em todas as filias mundiais do Club Mediterraneé. Outro sucesso.

Mas Luiz no meio de suas constantes viagens mundo a fora, inspirado em Valentino e na Gucci e resolveu criar uma meia alta custura masculina,com uma alfaiataria impecável, o uso de tecidos nobres, muita cor, estampas exclusivas,um corte único. Surge então no final dos anos 70,mais precisamente em 79, a Mister Wonderful, com uma loja toda em mármore branco com vendedores negros bem trajadíssimos, em plena Visconde de Pirajá(principal rua de Ipanema,zona sul carioca). O que encantou até os mais caretas da época. A Mr.Wonderful pasou a ter lojas em Amsterdan,Lisboa, Barcelona,Milão e show room em NY.Consagração

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Para comemorar seus oitenta e alguns anos ele o fabuloso, o genial Mr.Wonderful se juntou com sua amiga de infância,também la de povoado de Pau Grande, que fora sua funcionária,gerente das marcas que agora é escritora, pedagoga, Dininha Morgado e lança sua biografia,,,´´MR.WONDERFUL,Eu LUIZ de FREITAS´´ e o livro foi lançado em 2 momentos na primeira fase claro que foi na cidade natal com a família e no segundo momento claro que em Ipanema , na Livraria da Travessa,próximo de onde era sua loja.

Luiz de Freitas realmente foi e é um ícone na moda masculina,foi o primeiro a por negros em seus desfiles,que eram verdadeiros shows, foi o primeiro a criar ternos desconstruidos coloridos,calças com fios de seda e de sedas. Um luxo,como Carlinhos falou acima todos queriam e tinham peças Mr.Wonderful nos seus armários. E constatamos isso no happiness do lançamento do livro, 90%dos convidados trajavam uma peça criada por ele.Foi um luxo.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens Daniel Azevedo.

Foi um happiness muito agradável,reencontros mágicos de amigos antigos do mundo fashion, do mundo das artes até do mundo do carnaval. Procecco rodando, movimentou em muito,como sempre,a noite de Ipanema.

A coluna agradece ao convite, parabeniza Luiz de Freitas, o Mr.Wonderful, e que tenha sucesso no livro, e como a mestra Iesa falou acima todos que gostam de moda precisam ter um exemplar, Graças a Deus já tenho o meu.

Deixe uma resposta