Circuito Brasileiro de Bodyboard – etapa Saquarema

por Zeca Santos; Daniel Aevedo;

Dizem que o Brasil é o país do futebol por ter tido o grande Pelé, o gênio Garrincha,a divina Marta, os fabulosos Rivelino, Zico, Romário, Bebeto,Zizinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho fenômeno, Adílio, Evaristo de Macedo, Kaká, Rivaldo Cafú, Gérson, João Coelho Netto, Marcelo,Neymar, Vini Junior e muitos outros. Porém juntos eles tem 5 títulos mundiais 2 títulos olímpicos. Mas,como nossa editoria,retornou ao mundo do Bodyboard(antigo Morey Boogie) e constatamos que O Brasil tem simplesmente 28 títulos mundiais só no feminino e mais 17 no masculino, além de de 10 ISA Games totalizando nada mais nada menos que 55 títulos mundiais. Portanto, se o Brasil é do futebol, é muito mais do bodyboard.

Fomos fazer a última etapa do Circuito Brasileiro de BodyBoard, na Praia da Vila em Saquarema. no estado do Rio de Janeiro. A saber a Praia da Vila é a que da para a entrada principal da Igrejinha.Que por acaso é um dos logos da competição.

Não confunda com a Praia de Itaúna,considerada o maracanã do surf, que ve a Igrejinha de lado.

O esporte chegou em meados de 1978, mas o primeiro circuito brasileiro de bodyboarding só ocorreu em 1988, com apenas 2 etapas, sendo a primeira em Pitangueiras (Guarujá/SP) e a segunda na Praia Mole(Florianópolis/SC).

No Brasil, o primeiro bodyboarder estabelecido foi Marcus Cal Kung, que iniciou a sua trajetória no ano de 1973. Kung foi o responsável pela criação da primeira associação legalmente registrada da modalidade no mundo, a Associação Master de Bodyboarding do Rio de Janeiro (AMBERJ), em 1984.

O início do evento foi muito produtivo pois o mar colaborou com um tamanho e ondas bem definidas.

A etapa de Saquarema foi a terceira e última do circuito brasileiro,que atendeu a dois categorias profissional e de PCD(portadores de deficiência) tanto no masculino quanto no feminino, ocorreu em dois dias dentro da janela de cinco em função das condições de vento e ondas.

O formato do circuito é por pontos corridos e confrontos diretos. Tiveram 3 etapas Itacoatiara(Niteroi/RJ); Pontal do Paraná(Paranaguá/PR) e Praia da Vila(Saquarema/RJ). Delegações de diversos estados estiveram presentes e com os bate-papos ficamos sabendo diversos bons picos ainda virgens que valem ser conhecidos e preservados.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Então vamos ao circuito,por ser de pontos corridos e confrontos diretos tivemos o carioca Sócrates Santana,oriundo de um projeto social que ocorre no posto 5(praia de Copacabana,zona sul carioca) tornou-se Tetra Campeão Brasileiro ao ver sues principais concorrentes não passarem em suas baterias,logo não poderia ser mais alcançado.

Deixando em segundo lugar o catarinense Eder Luciano e em terceiro Lucas Nogueira.

Já no feminino, elas tiveram que disputar todas as baterias pois estavam muito disputado.

Mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard se passou … E como de costume temos que primeiramente agradecer a toda organização pelo belo evento recebendo a gente muito bem e ao esforço de cada atleta masculino e feminino que conseguiram tirar do mar de Saquarema altas manobras como a sessão mais que perfeita de ARSs do Sérgio Machado ou os ElRolos perfeitos da Neymara Carvalho.

O fim do evento foi marcado também com a queda e o balanço brutal do mar , forçando a galera manobrar em baixa. Porém, quem sabe faz ao vivo e o pessoal mostrou cada força feita para garantir seus pódiuns e um momento de descanço.

E na categoria PCD,o paulista Vagner Andrade foi o campeão e o baiano Fábio Rigueira o vice, e o carioca Ricardo Rodrigues(deficiente visual) em terceiro. Esses sim são super-herois…;

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do drone Daniel Azevedo.

Após todas as baterias e premiações e homenagens aconteceu algo bem incrível a hepta campeã mundial Mayara Carvalho em conjunto com a Associaçõ de bodybordistas de Saquarema ministrou uma clínica para os infantis e juvenis de um projeto social dali da área, que usa o esporte e cidadania como fomentos,afinal o esporte mudou a vida de vários participantes do circuito. Muitos aplausos e esperamos que de certo e continue.

ATENÇÃO! alguns recados: 1*aos amantes e praticantes de BodyBoard eventos acontecerão: em Agosto de 23 a 25 o MASTER em Vila Velha/ES; em Setembro de 26 a 28 encontro com os tubos de SancaPipe Cantão de São Conrado/RJ …; e agora somente para ELAS uma prova na praia da Barra da Tijuca/RJ(maiores informações com a bodyboarder Nicolle Calheiros/ @nicolle_calheiros ou na confederação / @cbrasb …. informe-se e venha praticar, torcer e prestigiar o esporte.

2*diretamente para você humano que joga lixo nas praias, lamentavelmente quando voltavamos para pousada,próximo ao local do evento, nos deparamos com a mascote do evento uma tartaruga-cabeçuda(Caretta caretta)..linda, grande porém morta por ter ingerido PLÁSTICO sim do lixo que você mau educado deixa nas areias ou joga nas águas e se prestar atenção um saco plástico se assemelha a uma água-viva. Acoitada deve ter engolido,por engano, e ficou completamente entupida(pois o saco bloqueou a entrada e saida ela inflou até morrer. Então não deixem seus lixos nas areias ou nas águas,você não esta na sua sala.

Deixe uma resposta