por Zeca Santos;
Começamos com música muçulmana e seu Alaúde, que representa a harpa árabe, tivemos também os sons animados do jazz de New Orleans,fomos presenteados com as música dos duendes irlandeses, com a Harpa Celtica e ainda clássicos e sons folclóricos venezuelanos e ainda fomos apresentados ao novo instrumento Acavarpa(cavaquinho+harpa) e o melhor de tudo em diferentes pontos turistico e histórico da cidade maravilhosa. Vamos aos concertos
O concerto árabe,com um grupo de brasileiros descendentes de muçulmanos, ocorreu no Museu da República(no Catete, zona sul carioca), que alias está precisando urgente de uma certa concervação.


























Passamos ao jazz de News Orleans, é uma cidade na Louisiana às margens do Rio Mississippi, o grupo animadíssimo que tem 1 brasileiro claro na percurção.



O concerto do grupo,Ecos Latinos, da Louisiana aconteceu no Real Gabinete Português de Leitura, no centro histórico carioca, mais precisamente na praça Tiradentes.













Ainda no Real Gabinete tivemos outro concerto que nos remeteram as florestas frias Iirlandesas, terras dos doentes e gnomos era a hora do grupo Euron Ensmble formado por Eurico Euron, na harpa céltica, Sara Cesano no violino e Fabiana Turello, voz e percursão.Todos do norte da Itália.












Podiamos até vizualisar os navios vikings partindo dos portos nórdicos…






A saber que Leprechaun é uma criatura parecida com uma fada da mitologia irlandesa. Eles geralmente são representados como pequenos homens velhos com cabelos ruivos e barba, vestidos de verde, que fazem sapatos, escondem moedas em potes de ouro escondidos nas extremidades do arco-íris e causam travessuras.Por isso vamos ouvir a música que os fazem dançar.
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.






Depis do frio nórdico chegamos ao calor mexicano para ouvir o harpista clássico Baltazar Juarez
O concerto mexicano aconteceu no Forte Copacabana, que também serve como Museu Histórico do Exército Brasileiro, e no seu pronunciamento falou como é difícil tocar Mozar, pois o compositor alemão nunca fez um concerto exclusivo para harpas.











E ainda no Forte Copacabana tivemos o Quarteto 1,pequeno grupo da Orquestra de Cavaquinhos de Cabo Frio, projeto social que deu certo, liderado pelo Maestro Budega que resgata jovens das periferias do balneário através da música e cultura.



O Quarteto 1 nos apresentou músicas populares, tanto nos solos de clarinete quanto no cavaquinho. O que agradou o público que lotou o auditório.
O maestro Budega sempre inova em suas apresentações,dessa vez tiveram 5 apresentações distintas, o clarinetista que fez o maior sucesso no ano passado, o solo do berimbau(considerado a harpa baiana), a apresentação de um bailarino, o solo em Ioruba na voz do Thiago(um nigeriano,integrante do projeto) e a grande surpresa o lançamento da ACAVARPA, um cavaquinho modificado e com as cordas de nylon ao invéz das de alumínio(que são as de praxe).Então vamos a elas.
Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do drone Daniel Azevedo.

























Realmente foi uma semana com uma bela diversidade sonora riquíssima em elementos e culturas. A coluna agradece a organização na pessoa do Sr.Sérgio da Costa e Silva pelos convites e credenciamento parabeniza aos artistas pelas belíssimas apresentações.
