Consórcio Junino Apresenta´´Festival Arraiá do Rio Junino´´

por: Valter Tenório, Daniel Azevedo,Zeca Santos;

As festas juninas são um importante evento cultural no Brasil, celebradas com grande entusiasmo e dedicação em todo o país. Principalmente no Nordeste, por representarem um resgate de memórias e tradições, trazendo à tona elementos culturais ricos e variados.

As competições de quadrilhas são levadas a sério e se tornaram um dos pontos altos das festas juninas. Ser a quadrilha campeã é motivo de orgulho para as comunidades envolvidas. As apresentações são verdadeiros espetáculos, com explosão de músicas, danças e figurinos customizados que impressionam pela criatividade e riqueza de detalhes.

A animação das festas é garantida pelas quadrilhas juninas, danças típicas que encantam tanto participantes quanto espectadores. As apresentações são preparadas com capricho e envolvem meses de ensaio. Cada detalhe é cuidadosamente pensado: desde a coreografia até os figurinos, que são caracterizados por muito brilho e beleza, refletindo o espírito festivo da ocasião.

Nossa produção, por estar envolvida no Festival Arraiá do Rio Junino do pull Consórcio Junino do Estado do Rio de Janeiro( união junina, citada acima na entrevista), foi até o Bangu Shopping, pois no seu estacionamento foi montado um verdadeiro arraial,com barraquinhas com comids típicas,espaço brincadeiras,área para asquadrilhas se montarem(backstage operacional),um palco para os avaliadores e posterior shows de forró e claro a área de dança e ainda arquibancada para público. O arraiá ficou muito bem montado.

Constatamos que para as danças juninas não existe diferenças de idade, de peso,cor de pele, ou de sexo,melhor de tudo não existe preconceito algum. Existe sim muito rerspeito, companherismo e amor.

A preparação, o capricho, a união, faz de uma quadrilha uma família.

não tem limite de idade é o amor que tem mantido os festejos aqui no Rio de Janeiro.

Tem quadrilhas shows, que apenas se apresentam sem participar de competição e tem as que querem competir. E que além de se submeterem aos avaliadores com regras,são avaliadas também pelo público que premiam com medalhas quem se destaca(voto popular) imediatamente ao final da dança.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Então vamos para o concurso, lembrando que cada apresentação tem como tempo limite 30 minutos, sendo que 1 minuto de aquecimento, durante o tempo regulamentar os avaliadores estão atentos a cada detalhe. E logo após a apresentação alguma(s) pessoa(s) do público presente, escolhida(s) aleatoriamente pelo presidente de mesa(chefe dos avaliadores), entrega medalha(s) ao(s) brincante(s) que o popular achar que merece.

Quadrilha Show de Prata, veio mostrando a Históra do Circo,… numa visão leiga,com poucos integrantes, endumentaria despencando, não tão bem acabadas, pouca animação,muitos espaços vazios. Nada demonstrou ser um circo.

Segunda apresentação Quadrilha Raio de Sol, de Rocha Miranda…;

A Raio de Sol trouxe o tema Profeta Gentileza, na minha modesta opinião, veio muito bem preparada,com quantitativo bom para apresentação veio compacta sem deixar espaços vazios, um bom cenário, dentro do tema,belas endumentárias e uita animação….;

Até as mascotes integradas na dança…

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do drone Daniel Azevedo.

A 3* quadrilha da noite foi a Campeã de 2023 a tradicional Show de Ramos, com apenas 64 anos de estrada,homenageou um dos seus integrantes o Dunga, que recentemente fez sua passagem,ele foi por anos o desenvolvedor dos temas da quadrilha.Muitos aplausos.

Um desabafo de um quadrilheiro guerreiro e veterano de guerra. #ficadica.

Total concentração dos avaliadores …

Quarta quadrilha a se apresentar nos trouxe a história do cinema brasileiro, diretamente de Irajá, Geração Realce. Muito dinâmica,animados, bem trajadíssimos, bem coesa,um tema com seguência lógica.Muitos aplausos.

A coluna agradece a organização nas pessoas Roberta e Felipe pelo convite e credenciamento parabeniza a todos quadrilheiros pelas belíssimas apresentações.

A última apresentação da noite veio de Campo Grande,nem o tardar da hora e nem o frio não tiraram a animação da quadrilha Junina Fazendão. Que nos apresentou a Cultura Nordestina. Muito bem executado, mostrou as danças típicas, lembrou dos escritores e cantores, falou da culinária, dos cangaceiros e da religião.Tudo muito bem explicado no desenrolar da dança.Muitos aplausos.

A família TE VEJO AQUI faz a cobertura jornalistica e participa de corpo e alma dos eventos,tivemos 2 dos nossos como avaliadores, Paulo Alcântara e André Moreira, um outro, Daniel Azevedo, foi escolhido para premiar algum dançante de qualquer quadrilha. Parabéns a todos.

Que tenham mais Arraiais como este. Manter tradições é um dos pilares da nossa cultura,sem tradições não temos memórias e sem memórias não temos história.

edição: André Moreira; imagens do drone: Daniel Azevedo;

Deixe uma resposta