XIX Rio Harp Festival- Harpas Indianas

por Zeca Santos;

Durante a 1* semana do XIX Rio Harp Festival, tivemos apresentações de diversos tipos de harpas colo solistas ou associadas a outros instrumentos, dentre essa variedade tivemos as harpas orientais como as indianas que produzem sons relaxantes, religiosos e terapeuticos.

Dois grupos, na verdade dois trios brasileiros especialistas em musicalidade hindu se destacaram e se apresentaram em dois lugares distintos a Banda Shiva Gita(acima) teve sua apresentação no Centro Cultural da Justiça Federal(predio histórico datado do final dos 1800 onde abrigou o antigo STF na e´poca que a cidade maravilhosa ainda era o estado da Guanabara e era a capital federal). E o trio formado pelo mestre Prem Raman & friends(abaixo), que se apresentaram no Centro Cultural Banco do Brasil(outro prédio histórico, fora sede do 1*banco fundado por Dom João VI). Sendo as locações no centro histórico e financeiro (downtown) da cidade maravilhosa.

.Ambas apresentações estiveram lotadas, com um público muito bem educado, ningém entrando atrasado e nem com celulares acionados.

Em ambas apresentações os artistas foram serem bem didaticos e apresentavam seus instrumentos, todos indianos, outra semelhança que todos os artistas já estiveram estudando na Índia. E o flautista em ambos é o mesmo. E ainda falavam dos princípios hindus.

Em ambas apresentações foram tocados MANTRAS, tradicional rítmo indiano, mas a bem da verdade MANTRA(segundo o Aurélio) é uma sílaba ou poema, normalmente em sânscrito. Os mantras se originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo, bem como notoriamente por práticas espirituais que não têm vínculo com religiões estabelecidas. No tantrismo, são usados para materializar as divindades.

Mas, para os mestres da Yoga, mantra significa uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas. O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração durante a meditação.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Mas mesmo as apresentações serem com harpas indianas foram apresentações distintas. Prem Raman & friends foi uma apresentação mais meditativa enquanto Shiva Guita vamos dizer que tenha sido mais hardcore, talvez pela presença da percursão mais pesada.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A coluna agradece a organização na pessoa do Sr. Sérgio da Costa e SIlva, ao convite e credenciamento e parabeniza a todos participantes.

O XIX Rio Harp Festival acontece diariamente com apresentações inteiramente gratis, necessário chegar 40 minutos antes para retirar a senha, pois as locações por questão de segurança e determinação do Corpo de Bombeiros, são sujeitas a lotações máximas diferente para cada lugar. E o festival segue até o final do mês de Julhio.

E na apresentação do Prem Ramam tivemos a presença da harpista da África do Sul Kobie Du Plessis, ela que teve a honra de abrir o festival.

Se organizem, veja a programação da segunda semana.

Deixe uma resposta