por: Zeca Santos;
Mês de julho, mês de férias escolares, ainda se comemorando as festas juninas e o mês mais clássico da cidade maravilhosa.Pois é justamente quando acontece o Rio Harp Festival,ou seja o festival internacional de harpa.




O festival reune diversos países e nos apresenta diversos tipos de harpas. Quebrando aquele estígma que harpa é aquele instrumento intocável e totalmente erudito. Mesmo sendo considerado o instrumento musical dos Anjos.


Por isso, que o local escolhido para a abertura do XIX Rio Harp Fest foi uma igreja, o reduto dos Anjos. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé ou Antiga Sé, como é popularmente conhecida, uma construção de 1761,que serviu a corte imperial. D. João VI designou a Igreja de Nossa Senhora do Carmo como nova Capela Real Portuguesa e, pouco mais tarde, também como Catedral do Rio de Janeiro, condição que manteve até 1976.
E o concerto escolhido para abrir o XIX Rio Harp Festival foi a Camerata Uerê, oriunda de um projeto social na área da comunidade da Maré.
A Camerata teve como convidada a harpista clássica Kobie Dus Plessi da África do Sul.

E não é que deu muito certo essa combinação, pois foram brilhantes as apresentações.






Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.





O festival é organizado por Sérgio da Costa e Silva, o mesmo que organiza outro projeto nos mêses de Maio/Junho o Música no Museu.

A Catedral local belíssimo e com uma acústica idela, alías foi o que nos disse a solista.



Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.





Além dos concertos maravilhosos, a beleza da Catedral e a paz encontrada vizível estampada nos rostos que lotaram a Catedral Antiga Sé.


Mais uma prova que os projetos dão certo, basta ter incentivos e patrocinadores até porque se desconta no imposto de rende. Investir em cultura e no esporte 2 importantes pilares para o bom desenvolvimento de uma sociedade.
A coluna agradece ao convite,deseja o maior sucesso ao festival e de ante mão parabeniza a todos os músicos que irão se apresentar.
Se organizem, todas as apresentações são gratuitas e siga a programação,conselho sempre chegue meia hora antes para garantir seu lugar. Os concertos seguem ao longo de todo mês de julho. Qualquer dúvida consulte o site.











