por Zeca Santos;
Com as 7 melhores equipes de polo aquático do Brasil aconteceu no parque aquático Jorge Frias de Paula, no Fluminense Football Club, Laranjeiras(zona sul carioca) o campeonato Brasil Open de Polo Aquático nas categorias masculina e feminina.





Na parte masculina tivemos ABDA(associação bauruense de desportos aquáticos), Clube Atlético Paulistano(CAP) Clube de Regatas do Flamengo, Esporte Clube Pinheiros(ECP),Fluminense Football Club, Paineiras do Morumbi e SESI/ Leopoldina/SP sendo 5 equipes paulistas e 2 equipes cariocas.







Já na parte feminina, somente 4 equipes 3 paulistas e 1 carioca: Pinheiros, ABDA, SESI/Leopoldina/SP e o Flamengo




A competição movimentou em muito a sede do tricolor das Laranjeiras, inclusive lotando as arquibancandas do parque aquático, a tempos não existia torcida por um esporte .




Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



O torneio masculino se deu por chaveamento e os 2 primeiros de cada chave avançavam, e já no feminino todas contra todas.





No feminino passaram as finais o Esporte Clube Pinheiros e o Clube Regatas do Flamengo. Enquanto o SESI disputava com a ABDA a madelha de bronze.
O Esporte Clube Pinheiros, com uma equipe bem tarimbada, com jogadoras que jogam na liga européia,várias integram a seleção principal do país jogou contra o Clube de Regatas do Flamengo com uma equipe toda renovada em sua maioria sub 21,mas sua capitã Samantha Resende sendo a mais veterana, sendo de seleção e já tendo passagem por time italiano. O time carioca trouxe 2 americanas para reforçar a jovem equipe e a equipe paulista apenas resgatou suas exportadas.






A jovem equipe carioca lutou bravamente porém não resistiu a equipe paulista que se tornou heptacampeã brasileira. Enquanto outra equipe paulista a ABDA ficou como bronze.



Já no masculino tivemos vários problemas com a arbitragem,que anda meio devassada e sem o menor interesse em se atualizar.Tivemos pela primeira vez um ocorrido de injúria racial contra um atleta do CAP. Isso é grave pois RACISMO É CRIME, e temos visto movimentos mundo a fora em todos os esportes combatento esse tipo de agressão.
As semifinais tivemos 2 paulistas contra 2 cariocas, Fluminense x Paulistano, tendo o tricolor avançado para a final e pela outra chave o Flamengo x SESI, em jogo duríssimo deu o SESI. Ambos os cariocas trouxeram estrangeiros para fortificar seus times. O tricolor se fortificou com um holandês, Jesse Koopman e o italiano, Daniel Presciutti. Já o mais querido trouxe um jovem croata Mark.
O Flamengo caiu nágua com a raça rubro-negra e derrotou o Paulistano e ficou com o Bronze.







Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.






O Fluminense caiu na piscina para defender seu título contra o SESI,que não tinha nenhum gringo. Uma partida disputadíssima e com vários erros de arbitragem (desnecessários) pois a partida foi de elevado nível técnico em função de todos os atletas que estavam nágua já tiveram ou ainda tem passagem pela seleção de sulamericanos até Olimpíadas. Mesmo com tantos talentos, a juventude no final falou mais alto dando ao SESI a vitória.







Esse torneio, talvez, tenha marcado a despedida de vários atletas tricolores, medalhistas panamericanos como Cesar Queiroz(o Cezinha), Roberto Marques( o Betinho) além dos irmãos Bernardo e Guilherme Gomes(atletas olímpicos) .



Tanto o SESI, quanto o Fluminense não tiveram problemas em seus jogos, só tiveram dificuldades contra o Flamengo. Justificando o pódium que teve o SESI como Campeão, o Fluminense como Vice e o Flamengo em 3* lugar.










O Clube de Regatas do Flamengo foi o único clube a subir ao pódium em ambas as categoriase ter atletas em ambas as seleções do campeonato(eleitos pela comissão de arbitragem). No feminino tivemos Samantha Resende,além de 4 do Pinheiros(incluindo a MVP da competição, Ana Mantellato) e 2 da ABDA.















A seleção masculina contou com 3 tricolores(os 2 gringos),3 do SESI, incluindo o MVP da competição, Gustavo Coutinho e um rubro-negro, Frederico Carsalade.
A coluna agradece a organização e parabeniza aos atletas e as equipes.















