Junina Carcará Estréia Diante de Sua Comunidade

por Zeca Santos, Daniel Azevedo;

Seguindo o calendário festivo que iniciou com o Papai Noel, que fez seus Duentes levarem o bastão para os Reis Magos,que montados em seus camelos, ofertaram a urna da alegria para o Rei Momo que riscando a passarela entregou o cedro para o Coelhinho da Páscoa que todo saltitante levou sua cenourinha para o Chico Bento que com seu berrante deu início aos Festejos Juninos. E o som do berrante já despertou a tradicional quadrilha cabuçuense a Junina Carcará.

Desde que chegamos no local da apresentação, sentimos uma certa euforia no em torno e que aumentou mais ainda quando nosso piloto do drone(dj1/mini 3) estava fazendo as marcações o que estimulou os destaques masculinos a fazerem um breve ensaio.

Um dos elementos desta tradição cultural das Festas Juninas é a Quadrilha. A origem da dança é europeia, mais precisamente inglesa com influência francesa, e chega ao Brasil junto com a família real portuguesa no final de 1820, principalmente com apresentações nos salões da corte , sendo muito comum entre as classes sociais mais ricas da sociedade brasileira da época das cidades como Rio de Janeiro e Salvador. 

A Junina Carcará do Rio de Janeiro, que completou 10 anos em 12 de Janeiro, é oriunda do distrito de Cabuçu dentro do município de Nova Iguaçu e tem normalmente 40 integrantes.

Como foi citado por Dona Lucilda, sobre a neta ser florista e ela ser do corpo de baile (elenco) no mundo junino se chama tema. Outros personagens que chamam atenção para avaliação são os casais(sempre casais): sinhazinha/sinhozinho; rainha/rei principe/princesa; noivo/noiva; viúva/viuvo; marcador(até existem marcadoras, mais são poucas). E a quadrilha não apresenta alas e sim destaques e linha.Então vamos a eles.

A quadrilha é do mesmo distrito de uma tradicional agremiação de samba a Unidos de Cabuçu.

A saber que a Junina Carcará de Cabuçu surgiu de imigrantes cearenses descendentes da também Junina Carcará do distrito Nova Metrópole em Jurema do município de Caucaia/CE, que completou 24 anos e surgiu com o nome de Junina Mororó. Porém em 2021, em pleno período pandêmico surgiu uma vontade de expandir os trabalhos profissionalizando o grupo e lançando-o em festivais competitivos através de entidades filiativas do movimento junino. Surge assim a Junina Carcará para atender todos esses novos objetivos e propósitos.

A saber que a quadrilheira Claudia ficou 22 anos sem dançar e retornou lindamente para Carcará.

A endumentária, já citada algumas vezes, é o traje dos quadrilheiros e normalmente cada um faz a sua tudo artezanal, no caso da Junina carcará o responsável por 90%das endumentárias é o custureiro, que também representa o Padre é o jovem Paulo Vitor, que além de custureiro, quadrilheiro também é folião.

Como o custureiro citou o estilista fomos atras dele e descobrimos ser o mesmo que interpreta o Sinhozinho.

Se prestaram atenção o backstage da quadrilha ocorreu num estacionamento atrás da onde foi a apresentação, a quadra da praça central de Cabuçu.

O espirito junino é assim, todos por todos e vale muito ter amigos, como nos disse a maquiadora…;

A alegria e a ansiedade estava estampada no rosto de todos inclusive o produtor se emocionou ao falar conosco e ao final da apresentação.

A quadrilha Junina Carcará saiu do estacionamento que estava na penumbra e veio cantando o seu grito de guerra.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

E vamos começar, e com vocês a Junina Carcará de Cabuçu em sua dança de apresentação para sua comunidade que vem homenagear ninguém menos que Dominguinhos do Estácio.

Toda quadrilha tem um narrador que vai explicando o andamento da dança, nesse bloco o casal que representa o calçadão de Copacabana, local que fascinou Dominguinhos em sua chegada a cidade maravilhosa.

Dominguinhos inicia sua carreira…;

Apresentação do casal de viúvos…;

Surge o xaxado…;

Anarriê vem de “en arrière”, que significa de volta. Avancê vem do “avancer”, que significa avançar. Na dança junina, elas indicam quando os casais devem ir para trás ou para frente, um tipo de coreografia que faz da quadrilha junina um verdadeiro espetáculo de sincronia.

A festa do casamento…;

O sucesso…;

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens do drone de Daniel Azevedo, além das demais imagens são de ambos.

E o canto final preparando a despedida…;

A coluna agradece ao convite, nos feito pelo super custureiro, Paulo Vitor, parabeniza a organização da quadrilha Junina Carcará bela brilhante apresentação e aos apoiadores(bares vizinhos). E informa que o drone não grava sons. Aplausos aoas apoiadores e que venham mais. A quadrilha precisa e muito.

Inclusive tivemos até uma receita de uma pizza para os festejos juninos.

A coluna deseja muito sucesso na tour que se começa e sorte nas disputas, que serão bem acirradas dentro das federações. Muitos aplausos a JUNINA CARCARÁ de Cabuçu.

Deixe uma resposta