por Zeca Santos;
Ipanema, onde era um areal, onde havia uma tribo indígena, onde já fora uma fazenda, evoluiu para uma vila e com passar dos anos se tornou o bairro mais charmoso, o bairro onde importantes marcos culturais, revolucionarios e esportivos aconteceram. Chega a idade adulta completando 130 anos.
Ipanema,termo de origem Tupi que pode significar quatro interpretações: “água ruim´´,´´rio sem peixes”, “lagoa fedorenta”, e “rio amarelo”.



Ipanema, um bairro da zona sul carioca,fundado em 1894 por José Antônio Moreira, o Conde de Ipanema. Geograficamente,limita com os bairros de Copacabana, Lebon e Lagoa.
Por Ipanema ser um termo indígena de origem Tupi Guarani(povos originários brasileiros) encontra-se em todo território brasileiro,sendo vilarejos, ponto geográfico, cidades do interior, povoados.Porém o mais conhecido e badalado é o bairro praiano, charmoso, fashion e cultural da cidade maravilhosa,a nossa Ipanema.



Como falamos, o Conde de Ipanema, Sr. José Antônio Moreira (1830-1899), feito o segundo Barão de Ipanema em 1847 (e Conde em 1868),investiu seu capital na região atualmente ocupada pelo bairro de Ipanema, fundando a Villa Ipanema em 1894, e, dessa forma, transferiu o nome do título de nobreza da sua família e de seu local de nascimento para as terras que acabara de comprar.(foto: do Arquivo Nacional,Ipanema dos anos 20)

O desenvolvimento da Villa de Ipanema se intensifica a partir do início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro ruma da região Central para o Sul a partir dos bairros do Flamengo, Botafogo e posteriormente Copacabana, Ipanema e Leblon. Os terrenos de praia passam a cair no gosto da população e as linhas de bonde, inauguradas em 1902, facilitam a urbanização da Villa de Ipanema, ainda um areal despovoado.
O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarto centenário da cidade maravilhosa.



Nas areias da Praia de Ipanema, foram disputadas as primeiras partidas de volley de praia(esporte até então diputado somente nas areias californianas) e graças a isso foi o esporte que nos deu a duas primeiras medalhas olímpicas femininas. Ouro com a dupla Jackie Silva e Sandra Pires e Prata com a dupla Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, e detalhe todas oriundas de Ipanema(nascidas e criadas).
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.




Além do volley de praia, Ipanema, nos anos 70 fora o paraíso do surf na área do extinto Pier, onde ocorria o Circuito de Surf Waiméia 5000,local onde(na época tudo acontecia),um local dito ser totalmente underground,localizado entre o posto 8 e 9 diante a rua Teixera de Melo. Frequentado pela nata da sociedade, formadores de opinião(jornalistas, militantes da esquerda e poetas), diversos artistas e até pelos Novos Baianos(Gal Costa, Caetano Veloso,Gilberto Gil entre outros). Onde Cae conheceu o Menino do Rio(um surfista sarado lindo loiro queimado de sol e olhos claros, atendia pelo nome de Petit). Ali era um reduto do mundo hippie, onde em sua maioria todos consumiam drogas livremente. Onde atriz Leila Diniz fez o 1*topless da história(durante um desfile da Banda de Ipanema) Melhor de tudo esses atos de ´´rebeldia´´ acontecia diante da casa de um General da época. E pelas ruas do bairro os jovens circulavam de skate. (fotos abaixo do Arquivo Nacional)





O bairro tem muita história, muita tradição e muito glamour.E por isso, ali sempre se concentraou grandes nomes da moda brasileira. Franky & Amaury, Georges Henrry, Glorinha Paranaguá,Lenny Niemayer, Carlos Tuffvesson, Mister Wonderful, a Yes Brasil bem como a Blue Man, Company e a Osklen surgiram no bairro. E respeitando essa tradição a 40 anos surgiu o Forum de Ipanema(1*shopping vertical carioca). E também a 40 anos surgia o 2* bloco carnavalesco(o 1* foi a Banda de Ipanema no final da décade de 60), o Simpatia É Quase Amor, que inclusive fez uma roda de samba diante ao Forum de Ipanema para comemorar a maioridade do bairo. Quando a moda e bloco se juntam claro termina em samba. E hoje em dia grandes grifes internacionais,além das havaianas e Gilsson Martins.




O bairro ainda possui alguns dos melhores e mais tradicionais bares e restaurantes do Rio de Janeiro, como o Bar Garota de Ipanema, onde Vinicius de Moraes criou a famosa canção homônima. E ainda o Bar Vinte, na Rua Visconde de Pirajá, onde antigamente o bonde fazia a volta e o Bar Paz e Amor, na esquina das ruas Garcia D’ávila e Nascimento Silva, além do Bob´s(esquina da Garcia com Visconde). E que saudade do Chaika!




Escolas tradicionais como o Colégio Notre Dame e Colégio São Paulo e a Universidade Cândido Mendes estão presentes no bairro.
O bairro é conhecido também pelos seus teatros e cinemas como a Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Ipanema e Estação Ipanema.
No bairro, temos o tão cobissado Country Club do Rio de Janeiro. Exatamente no posto 10, onde nas areias tem se montado palcos de inúmeros shows, arenas esportivas e até um lounge para desfiles, inclusive aconteceu um desfile memorável uma parceria Lenny & Osklen. Inesquecível! E falando em Osklen e suas marcas derivadas, estão recuperando a flora e fauna nativa da orla praiana.Um projeto mais que maravilhoso. Aplausos para essa revitalização.







Vale lembrar também que em Ipanema se encontravam as melhores casas noturnas que agitavam em muito a noite da cidade maravilhosa, quem lembra do tradicional Hipopotamus, Baroneti, Mustarda, New York City Discoteque, Tiziano, Lord Jim Pub. E fora as famosas termas,e vamos lembrar que foi o 1*bairro a ter uma sauna gay.



Temos fotos dos fotografos: Zeca Santos, Eduardo Alonso, Arquivo Nacional, Memória Rio, nosso muito obrigado pela sessão e as imagens de Daniel Azevedo.

























A coluna agradece ao convite e parabeniza a organização do evento e muitos aplausos ao bairro Ipanema.

Evento lindo, com a cara de Ipanema e do povo carioca!
CurtirCurtir
belíssima matéria parabéns
CurtirCurtir