Seletiva Olímpica da Natação Brasileira

por Daniel Azevedo, Zeca Santos;

A Natação é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, disputado em todas as edições(ou seja desde da 1*edição dos Jogos em Athenas /1896).

Porém somente a partir dos Jogos de Estocolmo/1912 se aceitou a participação de mulheres e atletas de todos os 5 continentes: Europa, América, Ásia, África e Oceania. E ainda o Rei Gustavo V junto com os organizadores inovaram ao promover uma competição artística, com provas de literatura, música, pintura e arquitetura.

A nadadora paulista,Maria Lenk,(foto acima) foi a 1* mulher brasileira a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos o de Los Angeles/USA em 1932,sendo a única mulher integrante numa delegação de natação composta por apenas 8 atletas(sendo 7 homens e ela)(foto de arquivo/divulgação/COB).

Na história dos Jogos Olímpicos, a Natação,depois do mais nobre esporte que é o Atletismo, é o esporte que mais distribui medalhas. E o Brasil, por enquanto em piscina só conseguiu arrematar 15 medalhas, sendo: 1 de Ouro(Cesar Cielo,Pequim/2008 se constituíndo o nosso 1* Ouro), 4 de Prata e 10 de Bronze, sendo todas conquistadas por homens. E mais recentemente em natação em águas abertas mais 2, com mulheres, sendo 1 de Ouro(Ana Marcela Cunha,Tokyo/2020) e 1 de Bronze(Polyana Okymoto,Rio/2016). A saber que tanto Cesar Cielo, quanto Poliana Okymoto, já estão fora de atividade e Ana Marcela Cunha,ainda em atividade pelo Unisanta/SP,é uma esperança de medalha nos Jogos de Paris/24.

O nadador paulista, Tetsuo Okamoto(20/03/1932>>01/10/2007), nos Jogos de Helsinke(Finlândia)/1952 se tornou o 1*nadador brasileiro a consquitar uma medalha olímpica, foi Bronze na prova dos 1500 mts.free.

Ricardo Prado, nadador paulista, medalhista de Prata, nos Jogos de Los Angeles/1984, na prova dos 400 medley

Essa seletiva olímpica para os Jogos Paris/2024 foi marcada por itens muito importantes. O primeiro deles e acho que o melhor de todos foi a SUPERAÇÃO, demostrada por todos os atletas que conseguiram índices olímpicos individuais, outros que melhoraram seus tempos mesmo sem ter conseguido vaga olímpica, mas o que mais valorizou a competição(me desculpe aos classificados) foi a participação da equipe do Grêmio Nautico União(GNU), clube de Porto Alegre/RS, que antes da seletiva e até agora o estado esta vivendo uma das maiores tragédias na história do estado, e seus atletas com seu técnico,conseguiram chegar na cidade maravilhosa e melhor subiram ao pódium em diversas provas.

A saber que o GNU, sempre cedeu atletas as seleções nacionais de natação, e que tem uma nadadora classificada para os Jogos de Paris/2024 para a prova de 10km(natação em águas abertas)Viviane Jungblut(inclusive indo pela segunda vez aos Jogos Olímpicos).

Outro fator que caracterizou essa seletiva que fora realizada numa base militar, com piscina coberta. As provas foram realizadas na sede da CDA(Comissão de Desportes da Aeronáutica),localizada no Campo dos Afonsos,zona oeste carioca. A saber que esse parque aquático fora sede do Campeonato Mundial Militar de Natação em 2017.

Poucos índices individuais foram conquistados e em sua maioria por calouros(atletas que pela primeira vez estarão nos Jogos)como: Guilherme Caribé(Clube de Regatas do Flamengo), Maria Fernanda Costa(Unisanta/SP), KaykyMota(Esporte Clube Pinheiros) e Nicolas Albiero(Minas Tênis Clube). se juntam aos veteranos(quem já participou de alguma edição de Jogos Olímpicos): Guilherme Costa(Unisanta/SP), Beatriz Dizotti (Unisanta/SP) e Gabrielle Roncatto(Unisanta/SP).

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Como o Brasil, pelos critérios da World Aquatics(ex FINA)(Federação Internacional de Natação), conseguiu classificar 5 revezamentos(a vaga é do país), a seletiva também serviu para definir os integrantes dos revezamentos que estarão mesclados com calouros e veteranos, então ainda estarão na delegação: Ana Carolina Vieira(Esporte Clube Pinheiros), Stephanie Balduccini (Unisanta/SP), Giovana Reis (E.C.Pinheiros),  Marcelo Chierighini (E.C.Pinheiros), Gabriel Santos (E.C.Pinheiros), Breno Correia (E.C.Pinheiros), Maria Paula Heitmann (Unisanta/SP), Murilo Sartori (C.R.Flamengo), Fernando Scheffer (Minas T.C) Eduardo Moraes (Minas T.C) e Guilherme Basseto(Unisanta/SP).

Curiosidades sobre a nossa seleção: Guilherme Caribé, é baiano, é o segundo baiano numa seleção olîmpica de natação(antes a Bahia fora representada por Edvaldo Valério o Ed Bala(medalhista olímpico nos Jogos de Sidney/2000,sendo Bronze no 4×100 free e foi o 1*nadador brasileiro negro a subir ao pódium olímpico) e seguindo os passos do seu precurssor nadará(50 free, 100 free e 4×100 free junto com: Marcelo Chierighini ,Gabriel Santos , Breno Correia,todos do Pinheiros) ; Maria Fernanda Costa ou carinhosamente chamada de Mafe Costa, formada nas escolinhas do C.R.Flamengo, hoje treina com Fernando Possenti(técnico do Time Brasil) e defende as cores da Unisanta(Universidade de Santa Cecília de Santos), é a mais nova da equipe; A saber que Gabriel Santos e Breno Correia estão indo para segunda participação olímpica;

Enquanto isso Marcelo Chierighini está indo para sua quarta participação olímpica(Londres/2012;Rio/2016;Tokyo/2020 e agora Paris/2024) sendo o mais velho dessa seleção; Fernando Scheffer, é o atual medalhista de Bronze na prova dos 200 livres, feito conseguido na última edição dos Jogos(Tokyo/2020), indo para sua segunda participação olímpica. Pena que não poderá defender sua medalha(só vai nadar o 4x200free junto com os calouros Murilo Sartóri,Eduardo Moraes e o Cachorrão);

Guilherme Costa ou Cachorrão como é conhecido no meio aquático é carioca da gema está indo para sua segunda participação olímpica e disputará (200free,400free,800free, 4x200free além da prova de 10K em águas abertas) será quem mais cairá nágua. Junto com Mafê Costa que também nadará (200free, 400free, 800 free e os reveza 4x100free junto com: Ana Carolina Vieira , Stephanie Balduccini , Giovana Reis e 4x200free com:Maria Paula Heitmann,Stephanie Balduccini e Gabrielle Roncatto todas do Unisanta)

É o futuro da natação brasileira já de olho em 2028;

E por falar em Unisanta,pela primeira vez é a base da seleção brasileira sedendo 7 atletas para as provas de piscina e mais Ana Marcela Cunha para águas abertas totalizando 8, seguido pelo Esporte Clube Pinheiros com 6, depois o Minas Tênis Clube com 3, o Clube de Regatas do Flamengo com 2 e o Grêmio Nautico União com 1; Historicamente falando em todas as seleções olímpicas de natação sempre tiveram atletas do Pinheiros, Flamengo e Minas; Sentimos falta de atletas do Fluminense , Botafogo e Tijuca Tênis Clube.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A coluna agradece a CBDA pelo credenciamento parabeniza a todos os atletas e comissões técnicas e desejamos toda sorte aos olímpicos. PARIS É LOGO ALI!

Deixe uma resposta