por Paulo Alcântara;
Nosso cronista, Paulo Alcântara, ou Paulinho Carnaval como é chamado carinhosamente no mundo do samba, resolveu lançar suas crônicas em vídeos para uma melhor interação com vocês leitores, seguidoes e fãs, que as vezes não tem tempo de ler textos. Será uma série sobre temas diversos,mais em sua maioria,claro,sobre o Mundo do Samba,o carnaval.
Como é para ter integração maior e criar um debate , nos comentários dessa matéria ou direto no vídeo lá no canal, e já começando o debate 2 dos nossos editores já emitiram suas opiniões, e olha vale muito a pena ler e se interar.


´´Sempre ouço e, de fato acredito, que as informações estão mais disponíveis para as pessoas acessarem, tomarem posse delas e compartilharem… o problema vem antes do acesso porque muitas vezes o ser humano vai buscar exatamente aquilo que já está consolidado em sua cabeça, em suas vivências e vai acessar a informação que está de acordo com o que ele espera encontrar. Se eu buscar a palavra macumba no Google, vou encontrar dois significados: 1. que afirma ser uma religião. 2. que diz trata-se de um instrumento. Qual eu escolho? Qual me traduz? Qual deles vai agregar a informação ao conhecimento? E mais, por que o primeiro significa já traz a concepção religiosa?


,…´´A fala do criador de conteúdos, professor e estudioso Paulo Alcântara, traz dados sobre o Carnaval, que se inserem em informações e que, fortemente, geram conhecimento e aprendizagem. Essa é a riqueza da informação: gerar conhecimento e apropriação dele. Então, se é para falar sobre algo, não fique na seara superficial da informação, aprofunde-se e busque conhecimentos com quem sabe sobre o que está falando. É mais… digamos, digno! Os enredos têm uma função primordial de instigar conhecimento e se estão incomodando é sinal que estão no caminho certo.´´(Lucimar Adão)


´´Assistindo ao ilustre vídeo do colega Paulo Alcântara, três falas me chamaram bastante atenção: 1* É o percentual que indica que mais da maioria da população brasileira é negra. Mas aí vem a pergunta: Por que a população negra não tem tanta expressão social no Brasil, não detém poderes, não é respeitada e muito menos ocupa uma posição melhor na pirâmide da sociedade? A resposta é que o processo de apagamento que os opressores nos impõem há séculos, infelizmente, isso vem dando muito certo para eles...


…´´A segunda observação é que a crueldade que os assim ditos, nos livros de história, como “colonizadores”. São, na verdade, opressores e invasores do Brasil. E o fruto maldito dessa ocupação, respinga até hoje na população preta e indígena...´´


…´´A minha terceira observação ocorre quando encontramos pessoas que não desfilam, não assistem o carnaval, mas se acham no direito de opinar sobre os enredos das escolas. Então, quando o questionamento sobre enredos afros ou “opinião” chegam até mim, imediatamente devolvo com a seguinte pergunta: Vem cá, você desfila? Você patrocina alguma agremiação? Você faz ou fez algo pelo carnaval? No advento da sua resposta ser não, lamento te informar mas você não tem lugar de fala sobre o patrimônio que é o Carnaval!..´´(André Moreira)


Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

.´´Carnaval é festa de catiço e respeitem a nossa plenitude!´´(André Moreira)


E ai gostaram? vamos deixar seus comentários para criar um debate, contamos com você. Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.
