Império Serrano domina a 3*noite de Ensaios Técnicos da Série Ouro

por Lucimar adão, Paulo Alcântara;

Na noite de 20 de Janeiro, véspera do Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, duas agremiações apresentaram enredos saudando e homenageando Orixás, Sereno de Campo Grande que nos trouxe Santa Bárbara( Yansã) e a tradicional Imperio Serrano nos apresentou uma gira aos 16 Orixás. O carnaval é isso FESTA DO POVO PRETO que vem pedindo respeito a tudo e todos.

E voltando a falar de respeito e do povo preto, a mais ou menos 1 mês atrás, quando ocorria nas ruas de Madureira(reduto do samba e dos terreiros de candomblé) a parada LGBTQI+, um bairro de predominância negra e gay(maior reduto gay da zona norte,perdendo apenas para ipanemana zona sul).Dona Vilma Nascimento, a notória porta-bandeira da Portela,(cisne negra como era conhecida mundialmente) sofreu RACISMO numa loja num shopping local. E nos deu a honra de voltar a falar sobre esse fato inadmssível. Ainda mais onde foi e sendo quem é. Agora se acontece com pessoas conhecidas e famosas imaginem com os ditos mortais? Voltamos a lembrar que RACISMO É CRIME e é fruto de uma sociedade hipócrita e medíocre. Iniciando uma campanha contra Racismo e Preconceitos dentro e fora do carnaval.

Voltando aos ensaios técnicos, a empolgação popular é imensurável.

Sereno de Campo Grande, que a 10 anos esteve fora da Marquês,veio pisando forte na avenida,afinal homenageando Yansã, mesmo assim sem cantar, sem harmonia. Mas com belo samba,uma comissão de frente ainda um pouco crua, e teve a estreia do 1*casal de mestre-sala e porta-bandeira.Muitos erros a consertar para o desfile oficial, não acredito que permaneça na Série Ouro, vamos torcer.

Acadêmicos de Vigário Geral,nos trouxe os festejos juninos, um enorme arraial se formou na avenida, tudo para ter alegria e festa porém não vimos isso acontecer durante o ensaio.Alguns integrantes cantavam ,se divertiam, outros apenas cruzaram o espaço sem saber nem o refrão do samba.

A escola possui uma presidente forte e engajada, Betinha como prefere ser chamada nos falou enquanto sua bateria esquentava.

E nos festejos juninos o que não pode faltar é uma boa sanfona, e claro fomos bater um papo com o sanfoneiro mais famoso da Sapucaí(ele já passou com a Mocidade Independente) e ainda promete mais.

A bateria regida pelo Mestre Luigui, terá atrações para o desfile oficial,porém só conhecemos as fantasias de alguns dos personagens dessa brincadeira.Tomara que não percam o ritmo.

O carnaval da Vigário é inclusivo,eles trazem dentro do corpo da escola um casal de mestre-sala e porta-bandeira, ambos portadores de Sindrome de Down, e eles se divertem,e agregaram valores a escola.Aplausos!

É com enorme msatisfação e orgulho que informamos que a família TE VEJO AQUI vem representada nessa escola por 2 de nossos integrantes.O nosso cronista, carnavalesco, comentarista Paulo Alcântara ( @brasilidadeemminutos) e a nossa editora, professora, coordenadora, pesquisadora da cultura afro Lucimar Adão. E olha que além da cor da pele, do sorriso iluminado,da sapiência, da simplicidade e da simpatia, ambos torcem pela Beija -Flor de Nilópolis e são eternos foliões. Aplausos.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou até compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

A São Clemente, única escola da zona sul carioca a chegar ao grupo especial, nesse ano homenageia um dos baluartes(ainda vivo com 92 anos) do samba e do carnaval da Imperatriz Leopoldinense,Senhor Zé Katimba.

Como sempre, e como o presidente falou, a escola veio muito animada brincando e cantando com uma bateria ritmada e coesa que homenageou sua rainha, que completa 20 anos a frente da fiel.

Até então única comissão de frente que cantava o samba;

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

E o que falar da tradicional Império Serrano, que tem como madrinha a carnavalesca Maria Augusta e que se da ao luxo de ter Quitéria Chagas como abre alas da escola dois importantes ícones do carnaval carioca.

Ser imperiano é ser apaixonado pela escola nos altos e baixos,digamos como ser torcedor do Botafogo ou até mesmo do Vasco da Gama.

A Império Serrano ao entrar na avenida enlouquece a multidão, que lotaram os setores 1,2 e 3 das arquibancadas e frisas correspondentes, com bandeiras dos ídolos, fumaças e fogos de artifício,como torcedores de futebol.

Império veio falando de ancestralidade, homenageando os 16 Orixás, tendo seu mestre de bateria trajado de babalorixá. Em sua bateria diversos atabaques que interagiram muito bem com o samba e que puxaram a gira inicial no setor 1.

Musas e musos totalmente dentro do enredo com samba no pé e sem atrapalhar as alas seguintes.

O respeito pela escola é visto quando num ensaio técnico a velha guarda comparece em peso. Aplausos!

O Império passou cantando, inclusive a velha guarda, vieram felizes, digna de uma verdadeira campeã. E aqueceu com seus sambas campeões o que mexeu mais com o público.

Uma comissão de frente forte, porém só cantava o refrão.

O 1*casal de mestre-sala e porta-bandeira veio bem tradicional e elegante.Homenageando São Jorge.

Tivemos 2 agravantes sérios, que esperamos que sejam corrigidos…ambos aconteceram durante a homenagem a rainha Darllin Ferraltry, o 1* muita fumaça que chegou a prejudicar a visão dos próprios integrantes e impedindo a vizualização do que acontecia e outro no pedestal da rainha os fogos de artifícios quase que queimaram a roupa, isso poderia ter trazidos sérios danos, foi perigoso.Mesmo o responsável tendo nos ditos que tudo seria tranquilo.

A coluna agradece a LIGARJ pelos credenciamentos, parabeniza as Àguas do Rio pelo fornecimento gratuito hídrico mantendo bem hidratados os foliões e o público presente.

#tevejoaquicarnaval #divercidadecultural #liesa #riocarnaval #ligarj #superligarj #ensaiostécnicos #carnaval24 #musosereis #musaserainhas #prefeituradorio #apasb #serenodecampogrande #acadêmicosdevigáriogeral #sãoclemente #impérioserrano

Deixe uma resposta