por Zeca Santos;
De acordo com a legislação brasileira, um vinho é considerado espumante quando contém gás carbônico proveniente exclusivamente da segunda fermentação do vinho, que pode acontecer dentro de uma garrafa (Método Tradicional) ou de um tanque (Charmat).
Os espumantes costumam ser mais alcoólicos que os frisantes e, além disso, a pressão dentro da garrafa dos espumantes é muito maior.

Antes de continuar vamos esclarecer algumas dúvidas normais Champagnes, Proseccos e Espumantes… Dentro do universo de espumantes, existe um tipo produzido que ganhou grande destaque no mundo dos vinhos: o Champagne. Os Champagnes são nada mais do que espumantes de altíssima qualidade, com produção elaborada, desenvolvidos em apenas uma região do mundo, a de Champagne na França…;Prosecco é uma denominação, desde da Roma Antiga, onde são produzidos vinhos espumantes, brancos ou rosés. Originários no nordeste da Itália, são elaborados nas regiões do Veneto e Friuli Venezia Giulia. Normalmente é um vinho branco espumante, podendo ser também tranquilo (sem gás carbônico) ou frisante (levemente gaseificado).

A coluna foi convidada a participar de uma harmonização de espumantes no bistro Vino&Art no Catete, mais especificamente na Rua Arthur Bernardes, do lado do cartório, zona sul carioca. Onde o chef Bruno Guedes e o enologo André Pellegrino nos apresentaram a burrata(tipo de queijo como molho pesto e tomate seco) e 2 rótulos da serra gaucha Fasto e Miolo nas versões branca e rose. Além de termos uma aula sobre os espumantes. Foi divino!

A burrata é um produto bastante calórico, com acidez delicada, seu paladar ligeiramente azedinho lembra na boca um iogurte natural. Apesar de ser um queijo de massa fresca não curada e de baixo teor de colesterol. Vamos combinar que é uma delícia ainda mais com molho pesto e tomates secos.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

A coluna agradece ao convite e a aula sobres diferentes tipos de vinhos e confesso que gostei muito do Fausto brut e do Miolo Rose.

Valorize os vinhos nacionais, temos excelentes vinículas nas serras gauchas, no vale do São Francisco,nas serras catarinenses. Viva o solo brasileiro, onde tudo que se planta nasce.

