por Zeca Santos, Lucimar Adão;
O WOW Festival, o Festival Mulheres do Mundo, chegou pela segunda vez na cidade maravilhosa e movimentou a Praça Mauá(área portuária). De Mulher para Mulher visa em trocar experiências bem sucedidas em diversos setores. Em sua maioria mulheres negras oriundas de comunidades que se empoderaram e venceram em suas áreas. Muitos aplausos a todas que não precisaram de cotas, apenas de perceverânça, determinação e talento.
Como num festival gigante vários projetos foram apresentados e um deles nos chamou atenção foi o projeto cultural Empodera Samba, que trouxe para debate´´O Carnaval e suas Várias Faces´´onde foi nos apresentados diversos segmentos do carnaval que nem sabíamos que tinha mulheres. Alias, só se ve as passistas e destaques. Porém conhecemos além de passistas brilhantes, mestre de bateria, compositoras, puxadora de samba,artista plástica, instrumentista.



O WOW ocorreu em ambos museus, Museu de Arte do Rio(MAR), Museu do Amanhã, com feiras de moda e gastronomia no entorno, um mega palco para shows a beira da Bahia de Guanabara. Nos museus aconteciam rodas de palestras e debates, além de exposições.





O projeto cultural Empodera Samba,aconteceu nos pelotis do MAR, e foi idealizado pela jornalista Luciana Oliveira, moradora de Duque de Caxias e filha de um casal de mestre-sala com uma porta bandeira. O projeto visa fomentar a cultura das quebradas do Rio de Janeiro a partir do samba, do carnaval.












Um comentário meio chato, mesmo com um cronograma rígido, o projeto Empodera Samba, teve problemas para começar. Não porque as palestrantes não estavam presentes, todas chegaram meia hora antes das palestras começarem, porém a organização, ou melhor dizendo da desorganização ninguém sabia onde seria, mesmo no programa estando escrito local e hora no pelotis. Dai fica a pergunta desorganização ou descaso??
Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Mesmo com a desorganização que geraram alguns protestos, mais uma vez essas mulheres se superaram e mandaram ver nas palestras que foram divididas em 3 blocos valiosos. 1* bloco passistas: Aldione Senna,única a ganhar de 2 Estandartes de Ouro, vice presidente da APASB(associação de passistas de samba no pé do Brasil), Bianca Monteiro, ex Rainha do Carnaval e Rainha de Bateria da Portela Kellymar, Rainha da Corte Sênior do Carnaval, musa da Lins Imperial.






Após ao 1*bloco, que fora brilhante,pessoas da organização começaram a cobrar horário, como se fosse culpa do Empodera Samba da falta de ordem das mesmas que cobravam. Passamos ao 2*bloco profissionais do carnaval, elas que fazem acontecer o espetáculo: Thayssa Menezes, pedagoga, pesquisadora, carnavalesca e compositora da Acadêmicos do Cubango; Helen Maria, a primeira mestre de bateria do Brasil; Raquel Oliveira; soldadora de carros alegóricos; Simone Rio, escultora de carros alegóricos...;



Passando ao 3* bloco: Malu Ribeiro, deficiente visual, cantora, precurssionista; Criss Massa, professora, cantora, produtora cultural, idealizadora do samba da Massa e mãe de altista; Letíciah Santos, cantora e intérprete de samba enredo.





Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.



Como o nome do projeto diz´´O Carnaval e suas Várias Faces´´, e em função da cobrança do conograma da organização desorganizada, lembra que tudo começou atrasdo em 1 hora por eles não saberem nem onde colocar o projeto. O carnaval mostrou a que veio e fez um encerramento magnífico que trouxe diversos transsuendes e mais mulheres de outros projetos para sambar, afinal estavam presentes passistas, interpretes e foliãs.









O WOW, mulheres do mundo, um movimento global contando com 5 milhões de pessoas participando de mais de 100 festivais e eventos em mais de 45 locais dos 6 continentes desde de 2010, foi uma idéia sensacional. Esperamos que continuem a fazer e que a próxima etapa carioca seja mais bem organizada. Parabéns a todas envolvidas.
A coluina agradece ao convite por parte do Empodera Samba na pessoa da jornalista Luciana Andréia e ao credenciamento a organização WOW. Nosso muito obrigado.







