por Zeca Santos;
O Pólo Aquático surgiu provavelmente em 1870 em Londres(Inglaterra), Porém sua primeira regulamentação apareceu em Glasgow(Escócia), num escrito de Mr. W. Wilson, quando pela primeira vez foi usada a denominação de “water-pólo”.





O Pólo Aquático foi o primeiro esporte coletivo a fazer parte da programa olímpico, já em Paris/1900. Em 1920, na Antuérpia(Bélgica), foi também o primeiro esporte coletivo do Brasil a participar de um Jogos Olímpicos. E acreditem terminaram com um honroso 6* lugar(melhor classificação até hoje do esporte, corrigindo o resultado se repetiu na Rio 2016). E o Pólo Aquático até meados dos anos 80 só era praticado e jogado por homens. Em 91 o feminino conseguiu jogar seu 1* Mundial da FINA e em 2000 entrou nos Jogos Olímpicos.





O Pólo Aquático começou a ser jogado em nosso país, no início do século XX, mais precisamente 1904, trazido por Flávio Vieira, a princípio no Rio de Janeiro, como o Clube de Regatas do Flamengo, Clube Regatas Botafogo, Clube de Regatas Vasco da Gama, o Natação e Regatas e era jogado nas praias como no Quadrado da Urca, praia de Santa Lúzia, praia de Botafogo, praia de Icaraí.










Com times formados por 11 jogadores, na verdade remadores e/ou nadadores com uniformes e sem tocas, assim como no futebol. A primeira partida de que se tem conhecimento foi disputada na praia de Santa Luzia em 1908, entre o Natação e Regatas e o Flamengo. com vitória do Flamengo. A princípio o esporte era praticado apenas por diversão.






Para você ver como esse esporte é tradicional que mexeu até com o mais nobre clube da época o tricolor das Laranjeiras, o Fluminense Football Club que desde 1910 já tinha um monumental estádio para as partidas de football e um parque aquático bem parisiense onde já se praticava natação, polo aquático e saltos ornamentais.






Com a dissiminação do esporte pelo mundo em 1911 a FINA(federação internacional de natação, atual World Aquatics) que rege até hoje todos os esportes aquáticos, inclusive o pólo aquático, determinou que as regras seriam as originais anglo-escocesas(criadas em 1880. Porém logo após aos Jogos Berlim 36 a FINA considerou a troca de bola pois era a mesma de couro usada no futebol.
Em 20 de janeiro de 1922 o Fluminense promoveu uma competição aquática, inciando nesse dia a sua participação no pólo aquático. Nos anos 40 o Fluminense que já tinha excelentes nadadores Sílvio e Márvio Kelly, João Havelange, Waldemar, Everardo Cruz, Osvaldo Cochrane Filho, Sérgio Rodrigues.(todos foram presidentes do clube em algum momento) Após os Jogos Londres 48, passaram a jogar também pólo aquático para melhorar a forma física. João Havelange(que sempre foi um bom relações públicas)convidou o técnico italiano Paollo Costolli. E essa geração continuou indo aos Jogos até Roma 60, foi a mais vitoriosa do esporte(até então). Entre 1947 e 1952 disputou 9 partidas no exterior,ganhando todas. De 1952 a 1961 disputou 104 partidas estaduais, interestaduais e internacionais sem derrotas. Incluindo 5 títulos do Rio/São Paulo(considerado como brasileiros da época já que só existiam clubes em Rio e São Paulo… nada mudou). Dos anos1953,54,56, 57 e 61, Além dos estaduais de 53 a 60.





A saber que o húngaro Aladar Szabo emigrou para o Brasil por ter ouvido falar da alegria do povo e ter visto Garrincha jogar na Hungria em 56 . A história conta que Szabo chegou ao Rio de Janeiro em 1959, no navio ‘Conte Grande’, sendo recebido por Edson Perri, o ‘Barriga’, que viria a ser seu técnico no ‘escrete canarinho’ e no Botafogo. Nessa altura o atleta rumou para o Fluminense, que possuía a melhor equipe de Pólo Aquático da época. Aladar Szabo entrou como treinador, mas a sua superioridade técnica era tão grande que passou logo a jogador, permanecendo nas Laranjeiras entre 1959-61 e sendo naturalizado para jogar pelo Brasil.





A geração seguinte não deixou a peteca cair e manteve a tradição de vitórias, dessa vez sob o comando de Hilton de Almeida e Denir de Freitas na água contavasse com Álvaro Pires, Eduardo Alijó, Paulinho Cochrane, Daltely Guimarães, Martin Piru. Nos Jogos México 68,-Álvaro Pires , Daltely e João Havelange(agora como dirigente)convidaram a equipe da Hungria(na época a melhor do mundo(nada mudou continua sendo entre as 5 melhores) a vir fazer um trainning camp com o Fluminense E acredite o que mais sensibilizou os hungaros foi a semelhança nas bandeiras e ao chegar as praias.Porém sabíamos que o nome João Havelange já tinha um certo peso. Responsáveis pelos títulos estaduais de 62,64 e do período de 67 a 70



No Fluminense, acredito que em todos os clubes, as gerações seguintes sempre foram calouros das anteriores e sempre se misturavam experiência com juventude. Como os atuais técnicos André Raposo e Sylvio Teles fizeram na recente conquista desse Brasil Open 23(o 31* título brasileiro)




A geração 60/70 calouros dos ilustres citados acima dirigida pelos Hilton de Almeida e Claudino encabeçada pelos irmãos Arnaldo e Aluísio Marcilli,os irmãos Álvaro e Jorge Sanches, Eduardo Lutfi, Ricardo Martins, Francisco Pascal, Luiz Ricardo responsáveis por inumeros títulos estaduais(62,64, 67 a 70,73 a 78). Em 1978 veio o 1* título brasileiro, a competição chamava-se Copa Sears(recebeu o nome do patrocinador) e teve a chanchela da CBD(na época não existia confederações dos esportes) Timasso formada por Ricardo Perrone, Aluízio Marcilli, George e Álvaro Sanches, Jair, Eduardo Lutfi, Luiz Ricardo, Schimidt e Marcos.



Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.






Geração 80 destaques Andre Nicollas, Eduardo Souto, Raul de Thuin Cruz. Em 1988, o Fluminense conquista o Bicampeão do Troféu Brasil(antiga Copa Sears) e campeão do Torneio Municipal adulto. Sob o comando do Claudino





A geração dos anos 90/2000 a mais vitoriosa em termos de títulos nacionais 25, seja pela LIGA ou Troféu João Havelange(o que sucedeu a Copa Sears) ambos são campeonatos brasileiros sob o comando do ex atleta olímpico Carlos Carvalho que com seu prestígio e conhecimento fechou um patrocínio com o BY Mellow Bank(banco de investimentos de New York) que tinha um ex atleta do Fluminense na diretoria. Dessa geração destacamos Clovis Bordinni, André Cordeiro, André Raposo, Cesar Queiroz, Rodrigo Prujansky. Roberto Seabra,Vinícius Melges, Roberto Marques, Ricardo Kiko Perrone. Essa geração também ficou marcada pela chegada de diversos gringos considerados excelentes em suas posições, num projeto enlouquecido em parceria com a CBDA vizando o repatriamento para os Jogos Rio 2016.





Essa geração super vitoriosa, teve o azar de não terem ido jogando uma Olímpiada, lamentável, eram merecedores porém em função de mudanças geo políticas no mundo, mudança de regras com diminuição de vagas da América.Em 2010 receberam o reforoço dos irmãos Bernardo e Guilherme Gomes.Porém se mantiveram no clube até 2014 quando Carlinhos deu adeus passando o bastão para o André Quito Raposo, que no papo de borda com árbitros e outros técnicos Quito ainda poderia continuar jogando devido seu alto potêncial técnico.



Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.





André Raposo, com a conquista do título do Brasil Open de 2023 , em parceria com Sylvio Teles se torna Tricampeão da competição(2017/18/23).. desbancando os poderosos de São Paulo, Sabe o segredo? Retornou as origens, quando os remadores lá do início jogavam por prazer e amizade e literalmente amor a camisa e ainda juntou a experiência de antigos astros do clube e da nova geração.






A coluna parabeniza a equipe tricolor pela conquista e convocações subsequentes a comissão técnica aos diretores pelos incentivos George Sanches( Grande Benemérito.. lembra dele da geração vitoriosa dos anos 60/70) Raul de Thuin(benemérito do clube da geração 80) . A coluna agradece em muito a participação do Grande Benemérito Eduardo Lutfi, de André Cordeiro e André Raposo. Quer saber mais consulte https://esportesmais.webnode.com.br/news/historia-do-polo-aquatico/
E nesse time campeão nomes consagrados pelo clube em outras épocas como Cezar Queiroz, Roberto Marques, Bernardo e Guilherme Gomes(sobrinhos de uma ex grande nadadora Georgia Gomes), Jonas Crivella(esses 3 últimos olímpicos Rio 2016) em contrapartida encontramos Leonardo de Thuin P. da Cruz(filho do Raul de Thuin e neto do grande Everardo Cruz). Realmente podemos afirmar que o Fluminense Football Club é um time de tradição. E a saber o clube possui 5 presidentes honorários sendo que 2 deles foram jogadores de water polo. S,A.R Eduardo VIII(então Principe de Gales )e João Havelange.









O Brasil Open de Pólo Aquático Masculino terminou assim… Campeão:F.F.C.; Vice: ABDA/SP…; 3* E.C.P/SP.

