Samba no Pé & Ballet mais Unidos como Nunca

por: Zeca Santos;

No ano que se comemora o centenário da brilhante bailarina Mercedes Baptista , o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, resgatou a cultura afro-brasileira com a criação do projeto ´´Entre o Samba e o Ballet. Realidades e Possibilidades´´idealizado pelo 2*bailarino do corpo de baile do Theatro Municipal, Anderson Dionísio, um jovem talentoso,negro. Como nos explica a presidente da Fundação Theatro Municipal.

Mercedes Baptista foi a primeira negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Baptista foi a responsável pela criação do balé afro-brasileiro, 

O projeto consiste em oficinas realizadas na sala Alberto Romero(no 3*andar do prédio do Theatro) e começou com aulas de samba no pé, com a passista Aldione Senna, ganhadora de 2 prêmios Estandartes de Ouro(prêmio máximo do carnaval carioca), aulas de bailado com o fabuloso mestre-sala Mestre Manuel Dionísio(criador da escola de mestre-sala e porta-bandeira,com seus 83 anos não perdeu seu bailado e a escola leva seu nome). Além de aulas de afro com o bailarino Charles Nelson(Coreógrafo que fundou o Grupo de Artes ILÊ-OFÉ, estudou Ballet Clássico, Dança Moderna, História da Dança, Teoria Musical, Ritmoplastia, Anatomia, Compasso, História da Arte, Dança Caráter e Dança Afro-Brasileira, na qual se tornou especialista.)

Do gingado envolvente do samba à elegância e precisão do ballet, encontramos um universo de harmonia onde diferentes estilos de dança se encontraram. Celebrando a riqueza cultural do samba e a delicadeza do ballet, mostrando como essas formas de expressão podem se complementar e se inspirar mutuamente.

A dança Afro Brasileira é constituída de movimentos de cabeça, ombros, quadril, juntamente com outros movimentos e ritmos do folclore brasileiro, como: Maracatu, cafezal, lundu, frevo, samba de roda, entre outros, inclusive a dança dos orixás. Como uma forma de expressão artística, 

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

O projeto tem como finalidade a investigação e a preservação da memória cultural no território entre o samba e o ballet.

Além das inscritas que lotaram a aula de samba no pé, tivemos as participações especiais do passista Dhu Costa(um dos fundadores da APASB) do bailarino Anderson Dionísio(meio sem molejo, ainda muito a aprenderporém com uma técnica brilhante) e a passista decana Láisa Batista

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Esperamos que esse projeto se perpetue afinal samba & ballet tem tudo a ver já comprovado com os majestosos bailados dos casais de mestre-salas e portas-bandeiras e no flainar dos passistas e como se fosse um solo de um bailarino. Só muda o palco, porém isso não é problema.

Outra semelhança entre as danças é que ambas precisam de muita dedicação e talento.

A colunaagradece ao convite e parabeniza a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro pelo projeto e que venham mais Mercedes Baptista, Aldiones, Mestres Dionísios, Dhus, Laisas, Veras, Andersons, Charles, e muitos outros.

DANÇA É ARTE! ARTE É CULTURA! ARTE NÃO SE IMPORTA COM A COR DA PELE! CULTURA É UM DOS PILARES DE UMA SOCIEDADE!.

3 comentários sobre “Samba no Pé & Ballet mais Unidos como Nunca

Deixe uma resposta