Cortejo Afro nos Festejos de Santo Antônio

por Zeca Santos;

E na comemoração da trezena de Santo Antônio não poderia faltar dois dos mais antigos e respeitados trios de Salvador, o Cortejo Afro e o Ilê Ayê que juntos fizeram um festão logo após a santa missa.

A santa missa foi realizada na Paráquia Santo Antônio Além do Carmo, uma edificação histórica datada de 1703, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador/BA. Considerado o bairro mais tranquilo do Pelorinho.

Com uma paróquia lotada, e com mais gente ainda na praça que abriga a paróquia.

Os shows do Cortejo Afro bem como o do Ilê Ayê aconteceram por traz da paróquia numa área chamada pátio do padre.

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

O Cortejo Afro surgiu em 1998 às margens da Bacia do Cobre(Salvador/BA) idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta. A Banda Cortejo Afro, que une dança, música e artes visuais tem como caracteristica uma batida percussiva.

Já o Ilê Aiyê, ou Ilê, é o primeiro bloco afro do Brasil e se consolidou como uma das expressões culturais do carnaval de Salvador. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, e faz o gênero do Axé.

Todas as fotos e imagens usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos.

A coluna agradece ao Cortejo pelo convite e credenciamento.

As comemorações de Santo Antônio causaram até inveja a São Pedro que fez cair um temporal no final do show, mas não assustou ninguém, já que ninguém arredou o pé.

SALVE SANTO ANTÔNIO! PRESERVANDO A CULTURA! FESTEJOS JUNINOS!

2 comentários sobre “Cortejo Afro nos Festejos de Santo Antônio

Deixe uma resposta