por Zeca Santos;
Em nossa breve passada por Recife, a Veneza brasileira, fomos visitar o Centro de Artesanato de Pernambuco(CEAPE) onde acontecem exposições permanentes da cultura do estado que une arte, literatura, moda e gastronomia.
O CEAPE encontra-se no Recife antigo e na parte revitalizada e reune uma vasta coleção de artefatos de diversos artesãos pernambucanos. Além de valer a visita você tem aulas de literatura, artesanato, gastronomia e o melhor você pode comprar qualquer item exposto.



Na parte literária encontramos exemplares de todos os escritores pernambucanos poetas, dramaturgos, cronistas, jornalistas,romancistas e principalmente cordelistas e uma atentende que te da aula com as explicações históricas.



Acreditamos que o coletivo de artesanatos seja o mais completo e que seja o mais representativo da cultura pernambucana. De papel marchè ao metal, desenhistas, pintores, tecelões, artífices,marceneiros. Merecem em muito ser prestigiados.




Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.



Na parte de gastronomia, além de comidinhas deliciosas uma descoberta, realmente não sabia que Pernambuco produz de cachaça a vodka, tendo ainda cervejas, vinhos e gin. E tivemos outra aula.



A gastronomia interage com a arte que inspira a moda que usa serigrafias e frutas típicas como estampas. Uma moda que se utiliza de rendeiras e tecelões na criação dos tecidos e de guasqueiro(quem produz objetos em couro) na fabricação dos acessórios e calçados. E o melhor produtos únicos com preços módicos.




Muita renda, algodão, pinturas a mão o que fazem cada peça ser diferente uma da outra, afinal como tudo que é manufaturado.
Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.



A moda não é apenas a roupa que se veste e sim seu modo de viver, ser low profile, ser educado com todos, não ter preconceitos,se preocupar com a sua vida, ser solidário, ser honesto e competente no que faz. Tenha certeza que sendo assim sempre estará na moda.




O que vimos aqui foi uma moda viva, autêntica, usável e com preços dignos. Inclusive compramos algumas peças de artesanato uma sandalhia e um camisão para minha mãe além de livros e cachaças.






A coluna agradece a ex secretária de turismo e esporte Sra Adriana Salazar Pereira (uma grande amiga) ao convite para conhecer o CEAPE e parabeniza a todos artesãos, estilistas, densenhistas, artífices, escritores, guasqueiros, marcineiros, chefs pelos brilhantes trabalhos.

Parabéns, Zeca! Reportagem maravilhosa! Aprendi muito com esse trabalho fantástico!
CurtirCurtir
Pernambuco é cultura, tradição, história e atualidade, viva RECIFE !!!
CurtirCurtir
Pernambuco é orgânico!
Cultura avançada, pesquisas, cidades acolhedoras e suas belezas.
“Metamorfose Ambulante”!
Parabéns pela matéria Zeca Santos,
e seus exclusivos parceiros.
Amei!
CurtirCurtir