Japaratinga um paraíso escondido

por Zeca Santos, Antônio Correa

Japaratinga, um município que pertence ao litoral norte do estado das Alagoas e quase na divisa do badalado o litoral sul de Pernambuco.

Localizada a exatamente 2 horas de carro dos aeroportos de Maceió ou do de Recife. Como chegar? Melhor opção? Alugar um carro, já em algum dos aeroportos e ir pela estrada litorânea. Porém pode-se contratar serviço de transpor, encontrado nos aeroportos, ainda existem vãs populares e bus.

Antes de se chegar num lugar é preciso saber um pouco da história do lugar, mesmo sendo um paraíso ecológico tem sempre uma parte histórica que merece ser conhecida.

O povoado data de meados de 1700, ainda habitado por índios. O local possuía madeira boa para confecção de arcos e, por isso, denominavam o território de Japaratuba ou Yapara-tyba. No início de 1800, uma colônia de pescadores começou a se instalar na região devido aos mares calmos e cristalinos com uma fauna marinha muito rica(peixes e crustáceos), além de ter um vasto coqueiral, importante fonte de renda até hoje .

Japaratuba da Praia, hoje Japaratinga, era um município que pertencia a Maragogi, município badaladérrimo vizinho. No entanto, em 1960, conquistou sua autonomia política.

Japaratinga, possui 6 praias paradisíacas, mares calmos de águas mornas e cristalinas em tons verde-esmeralda, areia branca e fina, piscinas naturais, barreira de corais, arrecifes, natureza exuberante todas cercadas por vastos coqueiras, além de inúmeras nascentes de águas minerais.

Por ter uma geografia acidentada, ao longo do percurso à beira-mar existem diversos mirantes, dos quais é possível ver dezenas de barcos de pesca . Alguns locais da cidade ainda mantém características rústicas das vilas de pescadores.

Em Japaratinga, na praia do Boqueirão, ocorre a desembocadura do Rio Manguaba,onde o mar encontra o rio, área de estuário, área de desova de peixes e crustáceos. E ainda é possível avistar o histórico farol de Porto de Pedras(cidade vizinha e para se ter acesso é necessário atravesar o Rio Manguaba de ferry boat)

Já que atravessamos o rio, vale muito a pena conhecer as praias das cidades vizinhas e o projeto de proteção ao peixe boi.

O Rio Manguaba não é só para se atravesar,vale a pena dar uma circulada por ele e se der sorte um por do sol espetacular.

Passeios que devem ser feitos, entrar em sintonia com a natureza e o melhor no meio do rio não tem sinal de telefone ou de internet Um dia se faz de boa

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Nossa editoria do Diário de Viajante sugere que fique em pousada que seja pé na areia, não tem necessidade nenhuma de se ficar em resorts chiquetérrimos, claro se você já tem esse hábito, lá também tem. Nós ficamos num guest house maravilhoso Club Manguaba beira mar e este mesmo guest house tem a versão beira rio.

Curta bem o dia pois não tem vida noturna. Japaratinga é tão calma que o tempo parece passar bem devagar. Acorde cedo pois o nascer do sol começa a partir das 5.15Am, dai a vantagem das pousadas pé na areia(já dentro das praias, basta abrir a janela do seu quarto para vislumbrar).

Logo após ao café matinal parta para alguma praia que não seja tão badalada, mas que tenha algum restaurante onde se chegue com o carro, nada de parar carro em beira de estrada pois os guardadores estorguem bem.

Outra opção para as manhãs é uma saíde de lancha para as piscinas naturais, essas saídas também ocorrem cedo em função do horário das marés. Sugerimos também que aluguem sua própria lancha, com seu grupo de amigos para não ficar restritos aos horários das agências. Melhor seguir regras com amigos do que com desconhecidos.

Agora tanto nas praias quanto nas lanchas na hora de comer de preferência aos frutos do mar(peixes, crustáceos ou moluscos), afinal estamos numa vila de pescadores e drinks com cachaça da terra.

Normalmente, o retorno do mar ocorre até as 2 da tarde, então vale a pena dar uma passada na cachoeira ou no banho da bica(uma nascente de água mineral). Outra opção é conhecer os centrinhos e suas partes históricas.

Lembrar que o pôr do sol se dá apartir de 5.10 Pm melhor lugar a beira do Rio Manguaba ou no farol.

A noite até as 10 Pm vale muito uma boa massa com um bom vinho seja na Pizzaria do Duílio ou na Vila de Taipa.

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Descubra Japaratinga e todo litoral norte das Alagoas, também conhecido como Caribe brasileiro.

Serviços: Club Manguaba>>(081)96359318- Rua Projetada s/n Pontal do Pontal do – Boqueirão, Japaratinga ;Nordeste Tur(lancha e buggy)>>(082)93092801; Vila de Táipa>>(082)32971271 Rua Da Praia, 107 – Povoado, Japaratinga ; Duílio Pasta & Pizza>> https://www.instagram.com/duilio_pasta_e_pizza/; Rua Projetada Japaratinga

Viaje se integre a natureza, preserve onde visitar, não se pesca nas piscinas naturais, não destrua os corais, respeite o local e seus habitantes, seja educado com todos. Fazendo isso sempre será benvindo para retornar.

4 comentários sobre “Japaratinga um paraíso escondido

  1. Japaratinga, encanto de natureza sem pressa em passar o tempo.
    Zeka, vc é 10, sua conexão com Japaratinga é convite a todos, revelou muitos tantos contos e prazeres.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s