Delícias da Roça, produtos artesanais que não deixam em nada a desejar

por Zeca Santos;

As delícias de hoje vêem do interior de São Paulo, melhor dizendo de um povoado chamado Bom Jesus dos Perdões( distrito ligado a Atibaia).

Mais especificamente na chácara Morada da Serra, do Seu Denis. Que nos recebeu muito bem, e nos deu uma aula de como se produzir uma boa cachaça.

A cachaça, ainda descriminada por muitos, até mesmo pelo nosso video maker Daniel Azevedo

…´´Uma bebida que pra mim , nascido no século 21 , é uma parada “cafona” , de velho ou nordestinos da pesada … nada contra , ao contrário , respeito a coragem de tomarem bebidas assim …´´

Após a aula de processamento, fomos conhecer os produtos finais, oriundos de uma mesma safra.

Melhor parte da nossa visita , a hora da degustação. O que fez até o nosso camera man mudar de opinião sobre as cachaça.

… ´´Nunca tive intimidade com nenhuma bebida igual … aprendi desde a matéria prima plantada ( a cana ) , até o processo químico ( que são os experimentos até chegar ao teor “perfeito” para cada tipo de cachaça ) voltado para a mesma cana , sem nada que precise misturar para saber o bom paladar…´´
…´´o segredo da boa cachaça está no fim dela , no local e tempo em que vai guardá-la , barris e tonéis muito antigos com cerca de 200 anos que relembram Piratas e tal, ..´´ Afirmou Daniel Azevedo.
A saber que até recentemente a cachaça era conhecida como bebida de negros, de pobres ,rótulos instituídos por uma sociedade hipócrita preconceituosa.

Hoje em dia a cachaça é uma das bebidas mais nobres do mundo etílico e inspiradora ao nosso editor junior Sebastião C. Neto, que nos brindou com mais um de seus belos poemas…

´´Uma Dose de Alegria´´

Bebidinha abençoada,

O cheiro forte como o gosto.

É melhor beber cachaça

Do que engolir desgosto.

Companhia de noitada,

Serventia do bebum.

Cachaça só fica braba

Se quem tá bebendo é um.

Desce quente na goela

E com limão fica divino.

Pinguço de bar da esquina

Se admira e fica rindo.

Mistura com toda fruta,

Servida até misturada.

O que vale é o sabor

Da liberdade destilada

Já dizia Zé da Cana:

Cachaça não mata não.

O que mata é essa vida tão cheia de solidão

Fique conosco deixe seu comentário, inscreva-se em nosso canal no YouTube  Te Vejo Aqui by Zequinha, pois é nele que você leitor seguidor e fã tem acesso as entrevistas exclusivas e aos teasers de nossas matérias e não deixe também de curtir e comentar ou ate compartilhar nossas dicas e informes  na página do Facebook TE VEJO AQUI atualizada pelos nossos profissionais . E não deixe de nos seguir no Instagran @tevejoaquibyzequinha Também estamos no Sound Cloud como Zequinha Santos Fotos.

Fomos conhecer a propriedade, um belo latifúndio, onde tudo que se planta nasce, além de descobrirmos que também tem criação de gado leiteiro, logo produz-se também leite e derivados. Que abastece a propriedade e alguns vizinhos. Uma produção modesta que rende mais uma graninha.

Com isso nossa visita ganhou uma nova delícia, queijo curado, e o melhor fomos convidados pelo anfitrião a degusta-lo e aprender a fazer.

´´vou te dizer que delícia de queijo, e pra nossa surpresa ganhamos de presente….´´

Todas as fotos usadas nessa matéria são do fotógrafo e nosso editor Zeca Santos e as imagens de Daniel Azevedo.

Além de cachaça, leite e derivados, criar gado. Seu Dennis também produz outros derivados da cana, literalmente se aproveita até o talo e ainda cria cães rottweilers, claro do outro lado da propriedade.

A coluna agrade em muito as aulas e a hospitalidade o do Seu Dennis e indica suas delícias que podem ser encomendadas pelos tels abaixo ou pelo e mail.

Caso você leitor seguidor e fã goste de aventuras, vale a pena conhecer o povoado de Bom Jesus dos Perdões. Bom para fazer turismo rural e ecológico, o lugar apresenta diversas trilhas e cachoeiras e pousadas além claro da boa cachaça Caninha da Serra.

3 comentários sobre “Delícias da Roça, produtos artesanais que não deixam em nada a desejar

Deixe uma resposta